Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens

domingo, 7 de setembro de 2014

Banda dos Fuzileiros Navais: Hino da Independência

 Disco foi produzido para os festejos dos 150 anos de independência do Brasil
Em 7 de setembro de 1972, quando foi comemorado o sesquicentenário da independência do Brasil, o País ainda vivia o período de campanhas ufanistas promovidas pelo governo militar. O objetivo era conquistar a simpatia da população. Assim, surgiram os slogans "Ninguém segura este país" e "Brasil, ame-o ou deixe-o". A conquista da Copa no México pela seleção canarinho em 1970 ainda estava fresca na memória, e canções com versos como "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo” e “Este é um país que vai pra frente” complementavam o clima de euforia gerada na população.

Neste cenário, a comemoração dos 150 anos de independência do Brasil coube como luva pro sistema, que por meio da agência Marketing’s do Brasil produziu e idealizou este compacto simples da Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. O disco, promocional e gratuito, traz o Hino Nacional e o Hino da Independência, sob regência do maestro Severino F. Marques. Só não sei informar como foi a distribuição. Provavelmente foi em escolas ou, quem sabe, encartado em jornais e revistas. Se alguém souber, escreva nos comentários, pois o meu exemplar foi adquirido em sebo. Confira:

01 - Hino Nacional Brasileiro
(Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada)
02 – Hino da Independência
(Música de D.Pedro I e letra de Evaristo Ferreira da Veiga)