Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Banda de Pau e Corda. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Banda de Pau e Corda. Mostrar todas as postagens

domingo, 1 de maio de 2016

Trilha nacional da novela "Maria, Maria" (EP 1978)

Telenovela é uma adaptação do romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
Seis músicas, incluídas neste EP, formam a trilha sonora nacional da novela “Maria, Maria” , produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 30 de janeiro e 23 de junho de 1978, em 125 capítulos, substituindo “Sinhazinha Flô”  e sendo substituída por “Gina”. O disco traz Beth Carvalho, Ruy Maurity, Banda de Pau e Corda, Renato Teixeira, Flor Du Xique Xique e Orquestra Som Livre. Segundo a Wikipedia, foi a 14ª "novela das seis" exibida pela emissora. Escrita por Manoel Carlos, a telenovela é uma adaptação do romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha, e dirigida por Herval Rossano.

A trama é ambientada numa região de garimpo de diamantes na Bahia, em 1860, um ano depois da terrível seca conhecida como “fome de 60”. A trama principal envolve as gêmeas Maria Alves e Maria Dusá (ambas interpretadas por Nívea Maria) e o tropeiro Ricardo Brandão (Cláudio Cavalcanti). As irmãs não se conhecem e têm personalidades e posições sociais muito distintas: Maria Alves, chamada de Mariazinha, é meiga e sincera, e mora no sertão da Chapada Diamantina; Maria Dusá, rica e orgulhosa, vive no povoado de Xique-Xique. O tema de abertura, “Olha Maria”, foi composto por Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Morais. Confira:

01 - Beth Carvalho - As Moças
(Paulinho Soares - Paulo César Pinheiro)
02 - Ruy Maurity - Cuando Fubá
(Ruy Maurity - José Jorge)
03 - Banda de Pau e Corda - Flor D’Água
(Waltinho - Roberto Andrade)
04 - Renato Teixeira - Romaria
(Renato Teixeira)
05 - Flor du Xique-Xique - Canto da Terra
(Sílvio Gomes - Mário Telles)
06 - Orquestra Som Livre - Olha Maria (Tema de Abertura)
(Chico Buarque - Tom Jobim - Vinicius de Moraes)



segunda-feira, 3 de março de 2014

Banda de Pau e Corda - Pelas ruas do Recife (1979)

Disco produzido por Osmar Zan  em 1979 homenageia a cidade do Recife
Uma boa pedida pra quem gosta de frevo é este álbum da Banda de Pau e Corda, lançado em 1979 pela  RCA Victor, com produção de Osmar Zan e capa de Elifas Andreato. O disco, intitulado "Pelas ruas do Recife" é uma homenagem à capital pernambucana, interpretando diversas composições referenciadas na chamada "Veneza brasileira", como "Pelas ruas do Recife", de Novelli, Marcos e Paulo Sérgio Valle, "Nos cabelos da Rosinha", de Capiba, "Evocação nº 1" de Nélson Ferreira, "Recife é linda demais", de Archimedes Messina, "Hino dos Batutas de São José", de João Santiago, e outras composições. Nesse período passou a integrar o grupo Zezinho Franco, no baixo, voz e arranjos.

A banda foi formada no Recife em 1972 com a proposta de valorizar os ritmos nordestinos, misturando música e poesia. Era integrado por Oswalter Martins de Andrade Filho, o Waltinho (violão e voz); Paulo Fernando, o Paulo Cirandeiro (viola e vocal); Paulo Sérgio Guadagnano Resende Braga, o Paulinho (Contrabaixo); Matias (Flauta); Roberto Rabelo de Andrade (Bateria e percussão); Sérgio Rabelo de Andrade (Percussão e voz); José Severino de Oliveira Neto, o Netinho (Viola); Alberto Johnson da Silva, o Beto Johnson (flauta) e Zezinho Franco (Baixo, voz, arranjos). O grupo atuou inicialmente no Bar "Olho Nu" na cidade de Recife, frequentado basicamente pelo público universitário. Gravou o primeiro disco, “Vivência”, em 1973, com apresentação na contracapa do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Em fins dos anos 90, somente os irmãos Andrade, Roberto, Sérgio e Waltinho permaneciam como membros permanentes da banda, que passou a acrescentar músicos contratados para apresentações e gravações. Confira o disco:

01 - Pelas ruas do Recife
 (Marcos Vale – Paulo Sérgio Vale – Novelli)
02 -  Nos cabelos da Rosinha
 (Capiba)
03 – Vassourinha
(Matias da Rochja – Joana Batista Ramos)
Fogão
(Sérgio Lisboa)
Freio a óleo 
(José Menezes)
04 - Pitomba, Pitombeira 
(Carlos Fernando)
05 - Viver 
(Waltinho – Roberto Andrade)
06 - Frevo nº1 do Recife 
(Antonio Maria)
Frevo nº3 do Recife
(Antonio Maria)
Evocação 
 (Nelson Ferreira) 
07 - Recife é linda demais 
(Archimedes Messina)
08 - Hino dos Batutas de São José
 (João Santiago)
09 – Carabina
 (Luiz Bandeira)
10 - Aquela Rosa 
(Geraldo Azevedo – Carlos Fernando)
11 - Frevo Rasgado 
(Gilberto Gil – Bruno Ferreira)
12 – Apavorado
 (João Franco)
13 - Bagaço
 (Paulo Fernando)
14 - Hino do Elefante de Olinda 
(Clidio Migro - Clovis Vieira)
 Bloco da Vitória 
(Nelson Ferreira)
 Hino da Pitombeira
(Alex Caldas)