Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Astrud Gilberto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Astrud Gilberto. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Astrud Gilberto - That girl from Ipanema (1977)

 Brasileira radicada nos Estados Unidos é conhecida como Rainha da Bossa Nova
Este é um dos meus discos preferidos da Astrud Gilberto, conhecida nos Estados Unidos, onde reside desde 1963, como a rainha da Bossa Nova. A reedição do álbum em CD foi enviada pelo amigo Iluvatar, de Chiador (MG), a quem agradeço pela colaboração. O disco, originalmente lançado em 1977, tem 10 faixas, e apenas duas são interpretadas em português: “Meu pião”, de Zé do Norte, e o pot-pourri com “Mamãe eu quero” e “Chica Chica Boom Chic”, ambas do repertório da Carmen Miranda. Quatro músicas são de sua autoria, entre as quais “Black Magic”, uma versão que fez de “A gira”, gravada em 1973 pelo Trio Ternura, e "Far Away" (com letra de Hal Shaeffer) em dueto com o lendário Chet Baker. Como ela revelou em entrevistas, este foi um dos eventos mais gratificantes de sua carreira, uma vez que Chet foi seu grande ídolo desde a adolescência.

Astrud Evangelina Weinert, filha de mãe brasileira e pai alemão, nasceu em 29 de março de 1940 na Bahia, mas foi criada no Rio de Janeiro. Cantava amadoristicamente e frequentava bares de bossa nova nos anos 1950, quando conheceu João Gilberto, com quem se casou em 1959. Em 1963 foi para os Estados Unidos com o marido, e lá participou do emblemático disco "Getz/Gilberto" (foto ao lado), com o saxofonista Stan Getz e Tom Jobim. Sua estreia como cantora, a interpretação da versão em inglês de "Garota de Ipanema" é sua obra mais conhecida. Separou-se de João Gilberto e continuou nos EUA, como crooner do grupo de Stan Getz e como solista. Lá, lançou diversos discos de bossa nova e jazz.  Nos anos 1970 começou a compor, e sua música "Live Today" recebeu um prêmio no Festival de Música de Tóquio. Na década seguinte montou uma banda e excursionou por todo o mundo. Em 1990 formou a produtora Gregmar, que lança discos nos EUA, Europa e Ásia. Em 1996 participou da coletânea "Red Hot + Rio", da Verve, cantando "Desafinado" em dueto com o cantor George Michael. Além de ser a própria imagem da bossa nova nos países estrangeiros, Astrud também é um dos pilares do jazz internacional, tendo sido introduzida em 2008 ao International Latin Music Hall of Fame, e premiada em 2008 com o Grammy Lifetime Achievement Award. Confira:

01 - That girl from Ipanema (Garota de Ipanema)
(Tom Jobim - Vinicius de Moraes - vs: N. Gimbel)
02 - Meu pião
(Zé do Norte)
03 - Far away
(Astrud Gilberto - Hal Shaeffer)
04 - We'll make today last night again
(Astrud Gilberto)
05 - Black magic (A Gira)
(Umberto Silva - Beto Scala - vs: Astrud Gilberto)
06 - All I've got
(Astrud Gilberto)
07 - Love for sale
(Cole Porter)
08 - Wanting you
(B. Bushkin - T. Irwin)
09 - The puppy song
(H. Nielsen)
10 - Pot-pourri:
Mamãe eu quero
(Vicente Paiva - Jararaca)
Chica chica boom chic
(H. Warren - M. Gordon)


COLABORAÇÃO: Iluvatar, de Chiador (MG)