Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Anisio Silva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Anisio Silva. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Anísio Silva - Não me diga adeus (EP 1958)

 Compacto duplo produzido em Portugal traz o hit "Sonhando contigo"
Anísio Silva, cantor e compositor que iniciou a carreira em 1952, no Rio de Janeiro, e hoje é praticamente esquecido dos meios de comunicação, comparece no blog com este compacto duplo de 45 RPM, lançado em Portugal pela Parlophone/Odeon. O EP, enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço, traz a música “Sonhando contigo”, seu primeiro grande sucesso em 1957 e que deu título ao primeiro LP, lançado em 1958 pela Odeon. O disco não informa o ano do lançamento no mercado português, mas acredito que seja de 1958.

O cantor nasceu a 29 de julho de 1920 numa fazenda, hoje pertencente ao município baiano de Rio do Antônio, na época território da cidade de Caculé. O seu maior sucesso veio com o lançamento do disco "Alguém Me Disse" (na foto ao lado) em 1960, quando vendeu mais de dois milhões de cópias, tornando-se o primeiro cantor do Brasil a ganhar o disco de ouro. A partir daí, gravou outros álbuns, como “O romântico” (1962), "Só penso em ti" e "Canção do amor que virá" (ambos em 1963), e “Estou chorando por ti” (1964). Ficou afastado da vida artística por um período de três anos, e lançou os álbuns “Retorno" (1967) e "Lembrança de você" (1968) , afastando-se novamente para dirigir uma casa noturna de sua propriedade no Rio de Janeiro. Voltou esporadicamente à carreira artística, e faleceu em 18 de fevereiro de 1989, vítima de infarto, no Rio de Janeiro. Confira:

01 - Abismo
(Anísio Silva)
02 - Não Me Diga Adeus
(Anísio Silva - Fausto Guimarães)
03 - Sonhando Contigo
(Anísio Silva - Fausto Guimarães)
04 - Sempre Comigo
(Anísio Silva - Willian Duba)

COLABORAÇÃO: Laércio



quarta-feira, 24 de maio de 2017

Vários intérpretes - 14 Maiorais - Vol. 20 (LP 1974)


Seleção traz sucessos dos principais artistas contratados da gravadora Copacabana
Iniciada em 1962, após o sucesso do projeto “As 14 Mais”, lançado no início dos anos 1960 pela CBS/Sony, a série “14 Maiorais”, da Copacabana,  também se transformou numa das mais populares coletâneas da discografia brasileira. A compilação teve mais de 20 volumes e chegou a produzir dois álbuns por ano, contendo os recentes lançamentos da gravadora. Este é o 20º volume, de 1974, e foi enviado pelo amigo Miguel, a quem agradeço pela colaboração. O álbum apresenta os principais nomes do cast, com destaque para Wanderley Cardoso, Angela Maria, Moacyr Franco, Nelson Ned, Agnaldo Rayol, Silvana e outros. O post traz a gravação de “Homem de Nazareth”, grande sucesso na interpretação do Antonio Marcos, na voz do autor da música, Cláudio Fontana, em dose dupla, a original da época, e em faixa bônus, uma regravação feita posteriormente com letra atualizada. Confira:

01 - Wanderley Cardoso - Minha namorada
(Roberto Correa - Jon Lemos)
02 - Moacyr Franco -  Mau mau
(Fernando Cesar - Moacyr Franco)
03 - Luiz Carlos Clay - Laura
(Antonio Carlos - Jocafi)
04 - Angela Maria - A noite e a despedida
(Beto Scala - J.Ribamar)
05 - Agnaldo Rayol - Vai... Não olhe p'ra traz (I'll be fine)
(Anthony - C. George - vs: Katia Maria)
06 - Almir Rogério - Querida, querida
(Rogério)
07 - Claudio Fontana - O homem de Nazareth
(Claudio Fontana)
08 - Nelson Ned - Parabéns, parabéns querida
(Claudio Fontana)
09 - Zelita - É você (Eres tu)
(Juan Carlos Calderon - vs: Tony)
10 - Silvana - Fumando Espero
(J. Viladomat - Felix Garso - vs: Eugênio Paes)
11 - Fred Rovella - Eu sou o que sempre quis ser (Yo soy un pocco de los dos)
(Sam - Danny Pat)
12 - Marco Aurélio - Separados (Les divorcês)
(M. Delpech - J.M. Rivat - R. Vincent - vs: Marcos Ficarelli)
13 - Luiz Eugênio - Não dou colher
(Luiz Eugênio)
14 - Anísio Silva - Lembrança
(José Fortuna)

BÔNUS

15 - Claudio Fontana - O homem de Nazareth 
(Claudio Fontana)

COLABORAÇÃO: Miguel





segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A música de Evaldo Gouveia e Jair Amorim (1986)

Álbum de 1986 reúne composições da dupla Jair Amorim e Evaldo Gouveia
Impossível falar de Jair Amorim sem esquecer de Evaldo Gouveia. Os dois nomes estão atrelados um ao outro, assim como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, pois a dupla é responsável pela autoria de mais de 150 canções, muitas conhecidas do grande público. Só o cantor Altemar Dutra – ausente nesta coletânea – gravou hits como "Tudo de mim", "Que queres tu de mim", "Somos iguais", "Sentimental demais", "Brigas", "Serenata da chuva" e as marchas-rancho "O trovador" e "Bloco da solidão". Este LP, lançado em 1986 pela Phonodisc, traz uma síntese dessa parceria, iniciada em 1958, quando se conheceram. O álbum reúne intérpretes como Jamelão, Francisco Petrônio, Carlos José, Joelma, Anísio Silva e outros.

Jair Pedrinha de Carvalho Amorim (Santa Leopoldina, 18 de julho de 1915 —São José dos Campos, 15 de outubro de 1993) começou sua carreira como jornalista no Diário da Manhã de Vitória (ES) aos quinze anos. Ainda no Espírito Santo, dirigiu e produziu alguns programas para a Rádio Clube. Foi também letrista de blocos carnavalescos. Em 1941, passou a residir no Rio de Janeiro, onde foi cronista de revistas como "Carioca" e "Vamos Ler", além de locutor da Rádio Clube do Brasil (depois Rádio Mundial), da Rádio Nacional e da Rádio Mayrink Veiga (1948). Em 1956, compôs com o sambista Dunga o samba-canção "Conceição", um dos principais sucessos do cantor Cauby Peixoto.

Evaldo Gouveia de Oliveira (Iguatu, 8 de agosto de 1928) revelou sua vocação para a música ainda criança, cantando num sistema de alto-falantes na praça de sua cidade, no Ceará. Aos onze, mudou-se para Fortaleza para estudar. Nessa época, trabalhava como feirante e não dispensava o violão nas horas de folga. Aos 19, passou a tocar violão num conjunto e acabou conseguindo um contrato numa rádio local. Em 1950, formou o Trio Nagô, com Mário Alves (seu alfaiate) e Epaminondas de Souza (colega de boêmia). Após representar o estado do Ceará no programa Cesar de Alencar, na Rádio Nacional, o grupo foi contratado pela Rádio Jornal do Brasil e posteriormente pelas boates Vogue (RJ) e Oásis(SP). Dois anos depois, iniciaram um programa semanal na Rádio Record (SP) que duraria pelos cinco anos seguintes.

O caminho de ambos se cruzou em julho de 1958. Logo no primeiro dia de contato, compuseram "Conversa", gravada inicialmente por Alaíde Costa. Essa seria a primeira de uma série de dezenas de canções. O primeiro grande sucesso foi "Alguém me disse", lançada por Anísio Silva em 1960. Em 1962, o Trio Nagô se desfez com a saída de Mário Alves, mas Evaldo prosseguiu compondo diversas pérolas com Jair. Outros que fizeram sucesso com músicas da dupla foram Wilson Simonal ("Garota moderna"), Agnaldo Timóteo ("Quem será"), Jair Rodrigues ( "O conde"), a escola de samba Portela ( "O mundo melhor de Pixinguinha"), Maysa ("Bloco da solidão"), Ângela Maria ("Tango para Teresa"), Jamelão ("Certas mulheres"), Dalva de Oliveira ("E a vida continua"), além de Elymar Santos, Chitãozinho e Xororó, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, Julio Iglesias, Ana Carolina, Simone, Fafá de Belém, dentre muitas regravações. Confira o álbum:

01 - Mauricy Moura - Somos iguais
02 - Joelma - Alguém me disse
03 - Carlos José - Tudo de mim
04 - Dimas Camargo - Em cada verso, em cada samba
05 - Jamelão - Certas mulheres
06 - Jamelão - Minha escola
07 - Francisco Petrônio - Serenata da chuva
08 - Carlos José - Ninguém chora por mim
09 - Jamelão - O mundo melhor de Pixinguinha (Pinzindin)
10 - Joelma - Terra azul
11 - Anisio Silva - Meu tolo coração
12 - Aldacyr Louro - Bloco da solidão

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vários artistas - Máximo de sucessos (1984)

Coletânea reúne 14 grandes sucessos populares gravados entre os anos de 1959 e 1975
A Polygram, especialmente ao longo dos anos 1970, lançou vários volumes da série "Máximo de sucessos", reunindo os principais hits da gravadora no momento. Em 1984, graças a uma parceria com o SBT, foi lançado este volume com um diferencial em relação a série original. Desta vez, a coletânea é de grandes êxitos populares, contemplando desde Wilma Bentivegna, com "Hino ao Amor", seu maior sucesso em 1959, até a "Cadeira de rodas", gravada em 1975 por Fernando Mendes, o sucesso mais recente do disco. O destaque do álbum é a música "Trovador de Toledo", único sucesso da Gilda Lopes, dona de bonita e potente voz,  enquanto a curiosidade fica por conta do bolero "Esta noite queria que o mundo acabasse", interpretada por Silvinho, que conta com declamação do saudoso ator Paulo Gracindo. Confira:

01 - Anisio Silva - Alguém me disse - 1960
..... (Evaldo Gouveia - Jair Amorim)
02 - Odair José - Uma vida só (Pare de tomar a pílula) - 1973
..... (Odair José - Ana Maria)
03 - Agnaldo Timóteo - Meu grito - 1967
..... (Roberto Carlos)
04 - Ronnie Von - A praça - 1967
..... (Carlos Imperial)
05 - Fernando Mendes - Cadeira de rodas - 1975
..... (Fernando Mendes - José Wilson)
06 - Adilson Ramos - Sonhar contigo - 1973
..... (A|dilson Ramos - Armelindo Leandro)
07 - Wilma Bentivegna - Hino ao amor (Hymne à l'amour) - 1959
..... (Edith Piaf - Marguerita Mannont - vs: Odair Marsano)
08 - Silvinho - Esta noite queria que o mundo acabasse (Declamação: Paulo Gracindo) - 1963
..... (Silvio Lima)
09 - Orlando Dias - Tenho ciumes de tudo - 1961
..... (Waldir Machado)
10 - Evaldo Braga - A cruz que carrego - 1973
..... (Isaias Souza)
11 - Clara Nunes - Conto de areia - 1974
..... (Romildo S. Bastos - Toninho)
12 - Celso Ricardi - Te amo eternamente (While we're still young) - 1974
..... (Paul Anka - Chouckroun - vs: Dino Rossi)
13 - Gilda Lopes - O trovador de Toledo (L'Arlequim de Tolède) - 1962
..... (Hubert Giraud - Jean Drejac - vs: Romeo Nunes)
14 - Diana - Foi tudo culpa do amor - 1974
..... (Diana - Odair José)