Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador André Penazzi e seu conjunto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador André Penazzi e seu conjunto. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vários intérpretes - Festival da Bossa (LP 1965)

Álbum de 1965 foi relançado em 1989 devido aos 30 anos da Bossa Nova
Em 1989, quando a Bossa Nova comemorou 30 anos, a gravadora RGE lembrou a data com relançamento de alguns títulos. Um dos álbuns é este Festival da Bossa, originalmente lançado em 1965, com intérpretes como Alaíde Costa, Geraldo Vandré e Maricene Costa, e compositores do calibre de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Edu Lobo e outros. O interessante é a inclusão de alguns nomes desconhecidos do grande público, mas não menos importantes em relação aos já citados. O Sambalanço Trio, por exemplo, tinha César Camargo Mariano no piano e Airto Moreira na bateria. O mesmo Airto Moreira está presente no Sambrasa Trio junto com Hermeto Pascoal no piano e Humberto Clayber no baixo. César Camargo Mariano, por sua vez, comparece no Quarteto de Saba, juntamente com Théo de Barros na guitarra, Sabá no baixo e Hamilton na bateria. Enfim, quem curte a Bossa Nova, não pode deixar de conferir este álbum:

01 - Sambalanço Trio – Samblues
(César Camargo Mariano)
02 - Alaíde Costa - Terra de ninguém
(Marcos Valle - Paulo Sergio Valle)
03 - Sansa Trio – Primavera
(Carlos Lyra - Vinicius de Moraes)
04 - Geraldo Vandré - Canção nordestina
(Geraldo Vandré)
05 - Elenco do Arena Conta Zumbi - Eu vivo num tempo de guerra
(Edu Lobo)
06 - Walter Santos - Sambo só
(Walter Santos - Tereza Souza)
07 - Os Intocáveis - Garota de Ipanema
(Tom Jobim - Vinicius de Moraes
08 - Sambrasa Trio – Aleluia
(Edu Lobo - Ruy Guerra)
09 - Os Bossais - Marcha da quarta-feira de cinzas
(Carlos Lyra - Vinicius de Moraes)
10 - Quarteto de Sabá - P'ra que chorar
(Baden Powell - Vinicius de Moraes)
11 - Gerald Cunha - Rancho das namoradas
(Ary Barroso - Vinicius de Moraes) 
12 - Trio Seleno - Azul contente
(Walter Santos - Tereza Souza)
13 - Maricene Costa - Bossa na praia
(Geraldo Cunha - Pery Ribeiro)
14 - André Penazzi – Arrastão
(Edu Lobo - Vinicius de Moraes)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

André Penazzi e seu conjunto - Maxixa, meu bem (s/d)

Álbum reúne maxixes executados com órgão elétrico do André Penazzi
A informação está no texto impresso na contracapa: "Maxixa, meu bem é uma seleção de músicas dançantes, executadas ao órgão elétrico, secundado por conjunto orquestral. Dentre os poucos executantes capazes de arcar com essa responsabilidade escolheu-se André Penazzi por ser reconhecidamente o melhor". Felizmente, pelo menos pra ele, o texto de Ivany Soares apresenta um resumo de sua biografia, já que a rede é escassa em informações, daí a importância de reproduzir dados sobre o músico. Ele nasceu em 9 de junho de 1914 em Rio Claro, interior de São Paulo.

André Penazzi Filho começou a estudar piano aos 13 anos. Iniciou-se profissionalmente em 1932. Quatro anos depois era nomeado diretor artístico da Rádio Bandeirantes, ao tempo do saudoso Octavio Gabus Mendes. Transferiu-se em 1937 para a Rádio Tupi, deixando a emissora no ano seguinte para se dedicar às boates, onde teve marcante atuação. Foi nesse período, mais precisamente em 1943 que viu e ouviu pela primeira vez o órgão elétrico. Aprendeu a tocá-lo sozinho, sem professor. Pouco depois, transferiu-se para o Rio, onde trabalhou em boates do Copacabana Palace, retornando em 1947 para São Paulo.

Na capital, foi atração na boate Oasis, e em 1949 voltou a atuar no meio rádio, desta vez na Gazeta, período em que se apresentava na boate Arpège. Em 1951, foi contratado pela Rádio Record, onde se encontrava até a data de lançamento deste disco pela Continental, onde lançou o primeiro, um 78 RPM com “Fiorin fiorelo” e “Stranger in paradise”. O problema é saber o ano da produção deste “Maxixa, meu bem”, mas tudo indica que é da primeira metade dos anos 1960. Confira:

01 – Mocinho bonito
(Billy Blanco)
02 – Tristeza do Jeca
(Angelino de Oliveira)
03 – Azulão
(Almirante – João de Barro)
04 – Saxofone, porque choras?
(Severino Rangel, o Ratinho)
05 – Piraporinha
(Elizas Alasmar)
06 – Pemberê
(Eduardo Souto)
07 – Maxixa, meu bem
(Poly – Mário Vieira)
08 – A casinha da colina
(Pedro Sá Pereira – Luiz Peixoto)
09 – Folha seca
(André Penazzi)
10 – Gosto que me enrosco
(Sinhô)
11 – Tristeza de caboclo
(Marcelo Tupinambá – Arlindo Leal)
12 – The dreamer’s bounce
(B. Valdez - 
Sammy Lowe)