Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Alípio Martins. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alípio Martins. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Roberto Nogueira - Só vai dar você (LP 1986 + bônus)

 Ídolo da jovem guarda pernambucana, gravou primeiro e único LP na Continental
O cantor e apresentador Roberto Nogueira, um dos ídolos da jovem guarda pernambucana, falecido há exatos dois anos, em 17 de outubro de 2015, aos 68, em Recife, comparece no blog com este único LP, “Só vai dar você”, lançado em 1986 pela Continental. A postagem, transformada numa coletânea especial, inclui oito faixas bônus, extraídas de compactos simples, entre os quais o primeiro, gravado em 1966 na Mocambo, com “Até setembro”, versão de “See You In September”, sucesso com o grupo The Happenings. Trata-se de mais uma colaboração do amigo Aderaldo, a quem agradeço por apresentá-lo, já que o artista era mais conhecido como homem do rádio, por dirigir várias emissoras pernambucanas nos anos 1980 e 1990. Ele foi também o primeiro apresentador do NE TV da Globo. 

Nogueira foi um dos ídolos da música jovem e galã da primeira novela produzida na televisão local:  Um Amor de Colegial (1966), contracenando com Marlene Cavalcanti e Carmem Artoni. Ele começou a carreira, em 1962, conforme o figurino de então, encarando o obrigatório programa de calouro, no seu caso, o do “Você Faz o Show”, da TV Jornal, apresentado por Fernando Castelão. Agradou tanto que  foi contratado para atuar no programa de Castelão, no quadro "Ídolos da Juventude", que reunia cantores e conjuntos de “música jovem”, abrangente expressão para  o rock e seus derivados.

Em busca de maior espaço artístico, Nogueira passou seis anos no Rio, e mais quatro em São Paulo. “Vi que era mais fácil gravar pela Mocambo (o principal selo da Rozenblit) no Rio, do que no Recife”, justificou. Cantava na noite, e fazia programas como o "Rio Hit Parade", na TV Rio, de Jair de Taumaturgo, e foi convidado para gravar o primeiro disco, um compacto (na foto acima), na Mocambo, onde lançou três singles, e gravou o quarto na Equipe em 1972, período em que participava do quadro “Os Galãs Cantam e Dançam” no programa Sílvio Santos. Em 1985, assinou contrato com a EMI Odeon, e lançou seu quinto compacto. No ano seguinte, partiu para a Continental, e lançou este seu primeiro LP. Na volta definitiva para o Recife, continuou no rádio, porém como apresentador e diretor, e gravou seu último disco, em 1992, também seu primeiro CD, “Clássicos da MPB – Seresta”, pela Polydisc, que postarei em breve. Confira este:


01 - Pot-pourri:
Noite de Moscou (Midnight in Moscow)
(I. Dunayevsky – Versão: Pinduca - Luizinho)
Beija-me muito (Besame Mucho)
(Consuelo Velasquez – Versão: David Nasser)
Talvez, talvez, talvez  (Quizas Quizas)
(Osvaldo Farres – Versão: Portinho - M. José)
02 - Só vai dar você (part. esp. Alípio Martins)
(Alípio Martins - Marcelle)
03 - Poema
(Fernando Dias)
04 - Bons amigos
(Tivas - Alcymar Monteiro)
05 - Regressso
(José Orlando - Tetê)
06 - Pot-pourri:
Meu primeiro amor (Lejania)
(H. Gimenez – Versão: J. Fortuna – P. Junior)
Índia (India)
(J. Assuncion Flores – M. O. Guerrero – Versão: J. Fortuna)
Recordações de Yparacai (Recuerdos de Ypacarai)
(Z. de Mirkin - Demetrio Ortiz – Versão: Juracy Rago)
07 - Maria Helena
(Lorenzo Barcelata – S. K. Russel – Versão: Haroldo Barbosa)
08 - Querida Diana
(Pedro Américo - José Leal - Manoel Cordeiro)
09 - Ato final
(Luiz Carlos Magno)
10 - Desculpas
(Alcymar Monteiro - João Paulo)

BÔNUS:

11 - 1966 - Até setembro (See You In September)
(S. Wayne – S. Edwards – Versão: Romeo Nunes)
12 - 1966 - Lágrima triste
(Eda Reis)
13 - 1967 - Esperando por ti (Lady)
(Kaempfert – Rehbein – Singleton – Rusik – Versão: Benny Wolkoff)
14 - 1967 - Não deixarei de te amar
(Marcos André - Jorge Wanderley)
15 - 1967 - Canção para você
(Marcos André - Jorge Wanderley)
16 - 1972 - Todo o azul a se perder
(Luiz Carlos Magno - Luiz Cavalcanti)
17 - 1985 - Nossa história
(Francisco Roque - Roberto Nogueira)
18 - 1985 - A gente se vê por aí
(Eduardo Lages - Carlos Colla)

COLABORAÇÃO: Aderaldo



sexta-feira, 1 de março de 2013

Vários intérpretes - Eternamente te amarei (LP 1968)

Álbum do selo Paladium reúne bandas de rock, jovem guarda e pop internacional
Conheci este “Eternamente te amarei”, uma coletânea com artistas do selo mineiro Paladium, por meio do Toque Musical, site do amigo Augusto. Gostei muito do disco, e prometi a mim mesmo que o compraria, caso o encontrasse, uma vez que o álbum disponibilizado por ele tem duas faixas danificadas, infelizmente.  Pra minha sorte, encontrei um exemplar com o vinil seminovo, com todas as faixas na íntegra, sem nenhum defeito. O disco, como a maioria dos títulos da Paladium, não tem ficha técnica, mas pelo menos dá o crédito aos cantores na etiqueta. O mesmo não se pode afirmar dos compositores. A música “Eu bato em todos”, interpretada pelo Alipio Martins, é uma versão de “Take a plane”, mas o selo só informa os nomes dos versionistas, ignorando os autores originais que desconheço – e nem procurei descobrir, confesso. O disco, provavelmente de 1968, reúne bandas de rock, jovem guarda, pop internacional e um cantor chamado Jomar que nos lembra o Nelson Gonçalves. Confira:


01 - Os Flintstones - The ballad of Bonnie and Clyde
(Nitch Murray – Peter Callander)
02 -  Alipio Martins - Peguei um ita no norte
(Dorival Caymmi)
03 - The Hot Base - Lady Madonna
(Lennon – McCartney)
04 - The Wood Face - Eternamente te amarei
(Eustáquio Sena)
05 - Jomar – Voltaste
(Remo Menezes)
06 - Marcos Sann - Bandida demais
(Adilson Adriano – João Miguel)
07 - The Hot Base - Choo choo train
(Fritts - Hinton)
08 -  Jomar - Amei alguém
(Remo Menezes)
09 - Alipio Martins - Eu bato em todos (Take a plane)
(Versão: Oséas Silva – E. Moura)
10 - Márcio José - O vagabundo
(J. Guimarães – Roberto Andrade)
11 - Marcos Sann - Não brinque assim
(Heder L. de Souza)
12 - The Wood Face - Isso é viver
(Geraldo G.)