Single gravado por Adoniran Barbosa em 1976 traz duas composições inéditas
Adoniran Barbosa, um dos grandes compositores brasileiros, comparece no blog com este single de 1976, gravado na EMI-Odeon. O compacto traz duas composições do autor, com destaque para “Envelhecer é uma arte”, música em que destila sua sabedoria em verso e prosa. Trata-se de um dos últimos registros do saudoso Adoniran em disco. Ele nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 6 de agosto de 1912, e faleceu na capital paulista, em 23 de novembro de 1982.Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato, o jovem morou em Jundiaí e posteriormente em Santo André, na grande São Paulo, onde começou a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos se emprega em São Paulo como vendedor de tecidos, e começa a participar de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato, mas adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo.
Em 1941, é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de 30 anos. Seu primeiro sucesso foi "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa, e lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964). Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina, em 1980. Confira o single:
01 - Envelhecer é uma arte
(Adoniran Barbosa)
02 - Negô Serafim
(Adoniran Barbosa)





