Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Adoniran Barbosa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Adoniran Barbosa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Adoniran Barbosa - Envelhecer é uma arte (CS 1976)

 Single gravado por Adoniran Barbosa em 1976 traz duas composições inéditas
Adoniran Barbosa, um dos grandes compositores brasileiros, comparece no blog com este single de 1976, gravado na EMI-Odeon. O compacto traz duas composições do autor, com destaque para “Envelhecer é uma arte”, música em que destila sua sabedoria em verso e prosa. Trata-se de um dos últimos registros do saudoso Adoniran em disco. Ele nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 6 de agosto de 1912, e faleceu na capital paulista, em 23 de novembro de 1982.

Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato, o jovem morou em Jundiaí e posteriormente em Santo André, na grande São Paulo, onde começou a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos se emprega em São Paulo como vendedor de tecidos, e começa a participar de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato, mas adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo.

Em 1941, é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de 30 anos. Seu primeiro sucesso foi "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa, e lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964). Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina, em 1980. Confira o single:

01 - Envelhecer é uma arte
(Adoniran Barbosa)
02 - Negô Serafim
(Adoniran Barbosa)



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Conjunto CBS interpreta Adoniran Barbosa (EP 1965)

Quatro clássicos da obra do Adoniran Barbosa estão neste compacto duplo
Apreciadores do compositor Adoniran Barbosa, certamente um  dos principais representantes do samba paulista, devem gostar deste EP lançado em 1965 pelo Conjunto CBS. Nada sei sobre o grupo, mas provavelmente deve ser mais um  conjunto de estúdio, formado por músicos contratados pela CBS (atual Sony).  A gravadora aproveitou o sucesso do autor na época e lançou este EP com quatro clássicos de sua lavra: Iracema, Trem das Onze, As mariposa, e Conselho de Mulher (Pogressio). Confira:


01 – Iracema
(Adoniran Barbosa)
02 – Trem das onze
(Adoniran Barbosa)
03 – As mariposa
(Adoniran Barbosa)
04 – Conselho de mulher (Pogressio)
(Adoniran Barbosa – Oswaldo Moles – J.B.Santos)


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vários intérpretes - Sampa (LP Eldorado - 1980)

Disco é uma reportagem musical sobre a cidade que comemora hoje 459 anos
Hoje , 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemora 459 anos. Para festejá-la, nada como um disco especial, com músicas criadas sob sua inspiração.  É por isso que escolhi este Sampa, lançado em 1980 pelo selo Eldorado, reunindo importantes intérpretes da nossa música. Um pouco do que você encontrará está explicado no texto de Aluizio Falcão na contracapa: “Este disco é uma reportagem musical sobre a cidade de São Paulo, concebida pelos melhores poetas de sua canção popular e também por outros vindos de fora, que souberam captar – como Caetano Veloso – a dura poesia concreta de suas esquinas”. Segundo ele, dezenas de obras foram pesquisadas, e a escolha recaiu naquelas músicas que tocaram mais a sensibilidade dos produtores. Ou seja, o repertório é de primeira. Pra complementar, o ouvinte também é presenteado com uma crônica de Lourenço Diaféria, impressa no interior da capa dupla, mostrando que é possível unir música com literatura. Sintonize:

01 - Silvia Maria – Serenata
..... (Martins Fontes – Meire Buarque)
02 - Papete e Silvia Maria - Sampa e Ronda
..... (Caetano Veloso) – (Paulo Vanzolini)
03 - Zéluiz - Noturno paulistano
..... (Carlinhos Vergueiro – J. Petrolino)
04 - Tom Zé - São São Paulo
..... (Tom Zé)
05 - Instrumental - Luar do Sumaré 
..... (Décio Pacheco da Silveira)
06 - Titulares do Ritmo - Perfil de São Paulo
..... (Bezerra de Menezes)
07 - Silvia Maria - No meu Canindé
..... (Raul Duarte)
08 - Demônios da Garoa - Praça Clóvis
..... (Paulo Vanzolini)
09 - Adoniran Barbosa - No morro da Casa Verde
..... (Adoniran Barbosa)
10 - Geraldo Filme - Vai no Bexiga pra ver
..... (Geraldo Filme)
11 - Demônios da Garoa - Samba do Arnesto
..... (Adoniran Barbosa – Alocin)
12 - Emilio Escobar - Rapaziada do Brás
..... (Alberto Marino)

FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico – Estúdio Eldorado
Coordenação artística – Aluizio Falcão
Direção de produção e estúdio – Cesare Benvenuti
Arranjos e regências – Otávio Basso, Guilherme Vergueiro e Chico (Titulares do Ritmo)
Arregimentação – Pirituba
Gravação e mixagem – Flávio Augusto Barreira e Luis Carlos Baptista
Foto – Jorge’s Estúdio
Direção de arte – Flávio Machado
Composição – S/A O Estado de São Paulo