Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Beto Guedes - Em algum lugar (CD 2004)

 Álbum com faixas inéditas foi produzido pela Epic/Sony no ano de 2004
Este “Em algum lugar” é o 11º álbum solo da carreira do Beto Guedes, contabilizado a partir de 1977, quando lançou pela EMI-Odeon o LP “A página do relâmpago elétrico”. O CD, lançado em 2004 pela Epic/Sony, foi enviado pelo amigo Roberto de Brito, a quem agradeço pela colaboração. Trata-se de um disco de músicas inéditas, com destaque para “Amor de filho”, uma parceria do cantor e compositor com Milton Nascimento, “A Via Lactea”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos, e “Sonhando o Futuro”, de Cláudio Venturini e Lô Borges.

Alberto de Castro Guedes, seu nome de batismo, nasceu em 13 de agosto de 1951, em Montes Claros, e começou sua carreira muito cedo. Aficionado pelos The Beatles, seus primeiros conjuntos musicais tocavam covers da banda, mas foi a partir de 1969 que passou a participar de festivais, fazendo parcerias com Lô Borges, Milton Nascimento, Márcio Borges e Ronaldo Bastos. Com eles, participaram do famoso Clube da Esquina (na foto ao lado), movimento cultural que tinha como objetivo a troca de informações musicais e experiências, além de muitas composições e participações em discos um dos outros.

Assim, em 1974, juntamente com Toninho Horta, Danilo Caymmi e o pernambucano Novelli, gravaram um disco (aqui) em que cada um trouxe duas de suas canções. Beto gravou “Caso Você Queira Saber” (Beto Guedes e Márcio Borges) e “Belo Horror” (Beto Guedes, Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges). Foi o passo para que, em 1975, Milton Nascimento o chamasse para dividir com ele a faixa “Fé Cega, Faca Amolada”, um sucesso na época.  A boa repercussão o credenciou a gravar seu primeiro disco solo (capa na foto acima), que trouxe composições próprias, como "Lumiar" em parceria com Ronaldo Bastos, autor também de "Amor de Índio" que intitulou seu segundo disco, lançado em 1978. A partir daí, não parou mais e está em plena atividade. Confira:

01 – Até Depois
(Luiz Guedes - Paulo Flexa - Thomas Roth)
02 – Sonhando o Futuro
(Cláudio Venturini - Lô Borges)
03 – O Amor por Nós
(Jimmy Webb - Vs: Beto Guedes - Tadeu Franco)
04 – Um Sonho Pra Viver 
(Renato Vasconcelos - Murilo Antunes)
05 – Outra Manhã 
(Beto Guedes - Murilo Antunes)
06 – Lamento Árabe 
(Godofredo Guedes)
07 – Em Algum Lugar 
(Frederick Rousseau – Vs: Fernando Brant)
08 – Eu Te Dou Meu Coração 
(Beto Guedes - Léo Lopes - Ronaldo Bastos)
09 – Amor de Filho
(Beto Guedes - Milton Nascimento)
10 – A Via Lactea 
(Lô Borges - Ronaldo Bastos)
11 – Tua Canção
(Ronaldo Cotrim - Carolina Futuro)
12 – Vem Ver o Sol
(Cláudio Faria)
13 – Júlia 
(Gabriel Guedes)

COLABORAÇÃO: Roberto de Brito


Um comentário: