Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Bob Nelson - Vaqueiro alegre (CD 1996)

Cantor foi pioneiro na fusão entre a música caipira brasileira e o country americano
Bob Nelson, o último cowboy daqui, como canta Erasmo Carlos, comparece no blog com este CD, “Vaqueiro Alegre”, editado em 1996 pela Revivendo. O disco, enviado pelo amigo Aderaldo, a quem agradeço, é uma coletânea com 21 faixas, gravadas entre 1944 e 1951, período em que manteve ativa a carreira artística. Apesar do curto período, Bob Nelson fez as delícias da garotada e dos adultos com sua figura de cowboy, e conquistou fãs como Roberto e Erasmo Carlos. Foi pioneiro na fusão entre a música caipira brasileira e o country norte-americano. Firmou um estilo que não teve seguidores, apesar de imitadores sem conta terem brotado onde houvesse uma estaçãozinha de rádio. Suas modulações tirolesas também nunca foram superadas, e ninguém conseguiu chegar sequer às suas esporas, apesar de ter nascido numa grande metrópole,  Campinas (SP), em 12 de outubro de 1918.

Nelson Perez, seu nome de batismo, foi contador, e iniciou a carreira como crooner da Orquestra Julinho e cantor solista do Grupo Cacique, que se apresentava na Rádio Educadora de Campinas, nas pegadas do Bando da Lua e dos Anjos do Inferno. O grupo teve o privilégio de acompanhar Carmen Miranda quando a cantora se apresentou na comemoração do bicentenário de Campinas em 1939.  Uma noite, em Taubaté, canta no serviço de alto falante uma adaptação que tinha feito de “Ó Suzana”. Agradou demais e foi estimulado a ir à “Hora da Peneira Rodine”, na Rádio Cultura de São Paulo. Fica em primeiro lugar, e depois de participar com sucesso de outros programas de calouros, é contratado pela Rádio Tupi. 

Na sequência, o ator Ziembinski o convida para ir ao Rio de Janeiro, onde atua na Rádio Tupi e Cassino Atlântico. Daí em diante, o vaqueiro alegre, seu slogan, torna-se astro do disco e da Rádio Nacional, emendando um sucesso após outro.  O Brasil também o conhece através do cinema: “Este mundo é um pandeiro” (1946), “Segura essa mulher” (1946), “É com este que eu vou” (1948) e “Estou aí?” (1949). Muito tempo depois, em 1970, faria papel de padre em “Vale do Canaã”, sob a direção de Jece Valadão. Casa-se em 1950. Deixando de cantar, continua na Rádio Nacional, como secretário do departamento jurídico e diretor do departamento de gravações. Lá, aposenta-se em 1976, depois de 26 anos ininterruptos de trabalho na estação, mas nunca deixou de trabalhar. Ele morreu, aos 90 anos, em ‎28 de agosto de 2009, depois de sofrer uma parada cardíaca, mas deixou seu nome marcado na história do rádio e da MPB. Confira: 

01 - Ó Suzana!
(Stephen Foster - Bob Nelson)
02 - Meu cavalo pangaré
(Arlindo Marques Junior - Roberto Roberti)
03 - Eu tiro o leite
(Bob Nelson - Sebastião Lima)
04 - Burro teimoso
(Antonio Almeida)
05 - Saudade do povoado
(Irmãos Orlando - Bob Nelson)
06 - Santa fé
(José Cunha - Nelson Teixeira)
07 - Okey Johnny
(Vito Bonny - Oswaldo França - Carlos Armando)
08 - Cri-cri
(Klécius Caldas - Armando Cavalcanti - David Nasser) 
09 - Vaqueiro do oeste
(Stephen Foster - Bob Nelson)
10 - Um samba na Suiça
(Janet de Almeida - Haroldo Barbosa)
11 - Índio de paletó
(Mary Monteiro - Pedro Reis)
12 - A valsa do vaqueiro
(Victor Simon)
13 - Não sou de briga
(Santos Rodrigues - B. Toledo)
14 - Califórnia em festa
(Nelson Teixeira - Santos Rodrigues)
15 - Alô xerife
(Pedro Paraguassu - José Batista)
16 - Minha linda Salomé
(Dênis Brean - Victor Simon)
17 - O boi Barnabé
(Bob Nelson - Victor Simon)
18 - Vaqueiro no samba
(Irany de Oliveira - Rosalino Senos)
19 - Vaqueiro apaixonado
(Waldemar de Abreu "Dunga")
20 - Um vaqueiro na cidade
(Peterpan - Ary Monteiro)
21 - Vaqueiro alegre
(Ben Kanter - Bob Nelson - Victor Simon)

COLABORAÇÃO: Aderaldo


3 comentários:


  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1727+-+BOBNLSN,1324351761.rar(archive)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      https://www18.zippyshare.com/v/77A5q187/file.html

      Excluir
  2. Disco bacana. Obrigado Chico e Aderaldo.

    ResponderExcluir