Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2018

Vapor Barato - Pra lá da canção (LP 1982)

 Álbum independente foi gravado no Estúdio Eldorado, em São Paulo
Este álbum independente, gravado em 1982 no Estúdio Eldorado, em São Paulo, é o único gravado pela banda Vapor Barato, formada no bairro de Pinheiros, na capital paulista, em plena virada da década de 1970 para 1980. O disco traz um repertório próprio, além de uma versão de “Nobody Loves You”, do John Lennon, que virou o samba canção  “Ninguém Te Ama”.  O Vapor Barato fazia MPB, influenciado pelas modernidades do seu tempo e com um olho nas raízes da musica. Assim, há momentos que o som do Vapor soa experimental, passa por um baião, vira samba canção e eclode num serialismo.

Em busca de informação sobre o grupo, acabei encontrando uma postagem no blog Muzamúsica (aqui), que serviu de base para a apresentação do disco e dos músicos envolvidos. Vapor Barato começou com um trio no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e aos poucos se transformou numa banda com Eduardo Montagnari (voz, violão), Ney Marques (violão, guitarra, bandolim), Nelson Presbiteris (baixo elétrico), Celso Haddad (flauta, voz), Ricardo Wucker (piano) e Carlos Sá (bateria).  O grupo fez turnês por Araraquara, Ribeirão Preto, Bauru e outras cidades do Estado. Em São Paulo tocou na Estação do Metro São Bento (na foto abaixo), no TUCA, em casas noturnas e bares, da Bela Vista a Moema.

Participou da Virada Paulista no Teatro Lira Paulistana, teve sua noite no palco do teatro subsolo em Pinheiros, se apresentando entre tantos outros grupos que fervilhavam em São Paulo com propostas especificas e diferenciadas. Em 1982, o grupo arrecadou o que tinha e bancou a gravação deste disco. Havia naquele momento certamente o aroma da contracultura na atmosfera. Álbum independente, caras cabeludos, vida comunitária, contracapa escrita à mão, o diagrama do I-Ching na capa, signos e mais signos envoltos por uma musicalidade original e pontual. Depois de gravado, o grupo se extingiu, e jamais voltou a tocar após o lançamento do álbum. Confira:

01 - Vapor
(Monica - Eduardo Montagnari)
02 - Blitz
(Paul Constantinides - Ney Marques - Eduardo Montagnari)
03 - Ninguém te ama
(John Lennon - Vapor Barato)
04 - Vinheta Vapor Barato
(Vapor Barato)
05 - Cabelos compridos
(Eduardo Montagnari)
Lamento muito
(Paul Constantinides - Eduardo Montagnari - Ney Marques)
06 - Levante
(Eduardo Montagnari) 
De repente
(Eduardo Montagnari) 
Um baião
(Ney Marques)
07 - Pelo sim, pelo não
(Eduardo Montagnari)
08 - Só (instrumental)
(Ricardo Wucker) 
09 - Pra lá da canção
(Eduardo Montagnari)
Mal da idade
(Eduardo Montagnari - Beto Pizzi)



3 comentários:


  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1720+-+VAPOR,1319408210.rar(archive)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      https://www.4shared.com/rar/W0aE6Q0Qfi/1720_-_VAPOR.html?

      Excluir
  2. Satisfação Ney Marques, conheci judiando de uma Snake verde aqui em Araraquara.

    ResponderExcluir