Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Vários artistas - Interpretando Getúlio Côrtes (LP 1976)

 Principais bandas e artistas da Jovem Guarda gravaram suas composições
Este álbum, lançado em 1976 pela CBS (Sony), reúne 12 músicas de autoria do Getúlio Côrtes, um bem-sucedido compositor da Jovem Guarda. Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de março de 1938, o cantor e compositor, irmão do Gerson King Combo, pode se dar ao luxo de dizer que os principais artistas do movimento gravaram suas canções, desde o trio formado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, até astros como Bobby Di Carlo, Golden Boys e The Fevers, entre outros de uma infinita lista. Getúlio começou a carreira em 1962 num conjunto de rock, os Wonderful Boys, tocando sucessos do rock americano, mas a banda não prosperou. Conheceu Ed Wilson, que na época integrava o grupo Renato e Seus Blue Caps, e trabalhou como contraregra do conjunto, o primeiro a gravar o clássico "Negro gato", ainda com Erasmo Carlos entre os integrantes. Quando a banda foi contratada pela CBS, Getúlio teve acesso aos artistas do cast, formado pelas principais estrelas do então iê-iê-iê, e a maioria gravou suas canções, como mostra este álbum. Confira:

01 - Roberto Carlos - Quase fui lhe procurar
02 - Leno e Lilian - Esqueça e perdoe
03 - Renato e seus Blue Caps -  Disse me disse
04 - Odair José - Pra ninguém botar defeito
05 - Jerry Adriani - Preciso de você agora
06 - Reginaldo Rossi - Cada um dá o que tem
07 - Tony e Frankye - Patati patatá
08 - Roberto Carlos - Uma palavra amiga
09 - José Roberto - Ninguém verá você sem mim
10 - Wanderléa  - Nunca mais vou repetir que te amo
11 - Roberto Carlos - Pega ladrão
12 - Renato e seus Blue Caps - 46-77-23

Todas as músicas são de autoria de Getúlio Côrtes


7 comentários:


  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1624+-+GTLCRTES,1257173359.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Sou um admirador das músicas que o grande Getúlio Cortes tem composto e com muito sucesso em sua carreira de autor. Todavia, mesmo com todo o respeito a esse ilustre artista não incluiria a música de "Negro Gato" como de sua autoria; apenas a letra, já que se trata de uma versão para o Português sem os devidos créditos (e com novo arranjo) de "Three Cool Cats" um original da autoria de Jerry Leiber e Mike Stoller gravada em 1958 pelo grupo vocal norte-americano The Coasters. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muita gente associa a música ao intérprete, esquecendo-se do verdadeiro compositor da canção. Eis um ótimo trabalho para dirimir dúvidas fazendo jus a quem de fato merece crédito. Parabéns, Chico e todos os seguidores desse blog estupendo. Abços.

    ResponderExcluir
  4. eu tinha um disco do Getulio Cortes, ele mesmo cantando jovem guarda, só que infelizmente este disco achou um dono(roubaram)

    ResponderExcluir
  5. Grande postagem. Mas um pra coleção da sensacional Jovem Guarda. Obrigado, Chico.

    ResponderExcluir
  6. Link quebrado devido ao congelamento do Servidor Minhateca. Você poderia repostar por favor? Se puder o mais breve possível agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir