Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Evaldo Braga - Mis canciones en castellano (LP 1972)

 Álbum produzido na Argentina inclui a versão de "Só quero" em espanhol
Evaldo Braga foi um dos grandes sucessos populares no início dos anos 1970 no Brasil, e sua projeção se estendeu para o mercado latino em 1972, quando foi lançado este “Mis canciones em castellano”, LP produzido na Argentina pela Polydor/PhonoGram, e enviado pelo amigo Miguel, a quem agradeço pela colaboração. O disco se destaca pela versão de “Só quero”, um dos sucessos de sua meteórica carreira, interrompida na manhã do dia 31 de janeiro de 1973 num acidente automobilístico. O veículo TL Variant, onde se encontrava o cantor, o motorista e seu empresário, colidiu com a carreta Scania Vabis L55, que vinha em sentido contrário, na BR-3 (atual BR-040), em Alberto Torres, à época município de Três Rios (hoje se encontra no município de Areal), no Rio. O artista e o motorista morreram uma hora depois de chegarem ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Três Rios. O empresário e o chofer da carreta sobreviveram aos ferimentos.

Segundo texto da contracapa do álbum póstumo, o terceiro da série “O ídolo negro”, Evaldo nasceu no Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, no dia 26 de maio de 1947 (vários artigos informam o ano de 1945), e nunca conheceu seus pais: foi abandonado na rua e encontrado por uma senhora do Juizado de Menores, que o encaminhou ao Serviço de Assistência ao Menor, onde viveu até atingir a maioridade. Trabalhou numa empresa funerária e numa companhia de aviação. Quando se viu sem possibilidade de emprego, foi engraxar sapatos na porta da Rádio Mayrink Veiga. Lá, conheceu o radialista Isaac Zaltiman, que apresentava o programa “Hoje é dia de rock”, e quem lhe deu a primeira oportunidade. Pouco depois, a rádio fechou e Evaldo não tinha sequer onde morar.

Ele dormia nos estúdios da Rádio Metropolitana quando o disc jockey Roberto Muniz conseguiu para Evaldo ajudar na divulgação do Lindomar Castilho, e passou a se integrar no meio artístico. Mas foi na Rádio Globo que encontrou Osmar Navarro, que lhe conseguiu a primeira gravação, o compacto simples com “Dois bobos” e “Não importa”, produzido em 1969 pela RCA Victor, que ainda lançou o single com “Sou tão feliz que posso até morrer” e “Canto pra você chorar” em 1973, provavelmente desengavetado, pois na época de sua morte pertencia ao elenco da Polydor. O sucesso viria a partir de 1971 com a música “Só quero”, que o credenciou a gravar o primeiro LP, “O ídolo negro”, seguido do segundo volume em 1972, e do terceiro, póstumo, com gravações inéditas, em 1973, além deste álbum em castelhano. Confira:

01 - Por Que Razón (Por que razão)
(Hailton Ferreira)
02 - Cuantas Veces (Quantas vezes)
(Evaldo Braga - Carmen Lúcia)
03 - Mis Penas y Mi Dolor (Meu delicado drama)
(Isaias Souza)
04 - La Cruz de Mi Vida (A cruz que carrego)
(Isaias Souza)
05 - Dios Mio (Meu Deus)
(Evaldo Braga - Cesar Saraiva da Silva)
06 - Ven Acá (Vem cá)
(Isaias Souza)
07 - Amo a Su Hija, Señor (Eu amo sua filha, meu senhor)
(Osmar Navarro)
08 - No Atiendas (Não atenda)
(Totó - vs: Ernesto escudero)
09 - Por Increible Que Parezca (Por incrível que pareça)
(Evaldo Braga - Isaias Souza - vs: Ernesto Escudero)
10 - Hoy No Tienes para Dar (Hoje nada tens pra dar)
(Carlos Odilon - Jair Rodrigues)
11 - Yo Quiero (Só quero)
(Evaldo Braga - Carmen Lúcia - vs: Ernesto Escudero)
12 - Por una Vez Más (Por mais uma vez)
(Nenéo - vs: Ernesto Escudero)

COLABORAÇÃO: Miguel

5 comentários:


  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1588+-+EVLDBRG,1237954133.rar(archive)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      https://www16.zippyshare.com/v/gUc3jS29/file.html

      Excluir
  2. Valeu Chico, e Miguel.
    Já substituí o que Eu tinha.
    Abraços!
    Kalypso

    ResponderExcluir
  3. Link do Minhateca inativo, pois o domínio foi congelado por ordem judicial. Portanto, peço que seja repostado o link por outro servidor (Zippyshare, 4shared, etc.) Se repostar o mais rápido possível, pois perdi quase todos os arquivos baixados nesse blog por um virus chamado GandCrab V3 Ransomware, agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir