Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Mara Abrantes - Que pena (CS 1978)

Brasileira radicada em Portugal grava hits do Peninha e do Roberto Carlos 
Depois de ver o álbum do Peninha no blog, o nosso amigo e colaborador Laércio, a quem agradeço, me enviou este compacto simples de 45 RPM da cantora e atriz Mara Abrantes, brasileira radicada desde o final dos anos 1950 em Portugal. No disco, lançado pela Movieplay, ela interpreta dois sucessos brasileiros, “Que pena” e “Um jeito estúpido de te amar”. Segundo o Wikipédia, Mara Dyrce Abrantes da Silva Santos nasceu no Rio de Janeiro em 31 de maio de 1934, numa família de instrumentistas ligados a diferentes bandas das forças armadas brasileiras, incluindo o seu pai. Aos 16 anos ganhou um concurso na TV Tupi, intitulado "A Hora dos Calouros",  e a partir daí obteve papéis televisivos.

Mara começou a cantar no restaurante "A Cantina do Cesar", do radialista César de Alencar, e se apresentou também no "Estúdio do Teo", onde conheceu Antônio Carlos Jobim em início de carreira. Foi levada para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro pelo maestro Napoleão Tavares. Atuou em rádios e teatros cariocas, em especial na década de 1950, quando a Revista do Rádio lhe deu o título de "A escurinha nota dez", em virtude de seus predicados físicos, mas que hoje causaria polêmica. Participou de cinco filmes, incluindo “A dupla do barulho” (1953), de Carlos Manga, e “Chico fumaça” (1958), do Mazzaropi. Em 1954, gravou o primeiro disco pela Mocambo, e a faixa "Um tiquinho mais" foi censurada. Em 1958, foi se apresentar em Portugal por um período de três meses, e se encantou pela receptividade e pelo País, decidindo ficar por lá, onde gravou vários discos, como este single. Confira:

01 – Que pena
(Peninha)
02 – Um jeito estúpido de te amar
(Isolda – Milton Carlos)

COLABORAÇÃO: Laércio


3 comentários:


  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1575+-+MARABRNTS,1232876001.rar(archive)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      https://www16.zippyshare.com/v/0ORxweA1/file.html

      Excluir
  2. Link do Minhateca inativo, pois o domínio foi congelado por ordem judicial. Portanto, peço que seja repostado o link por outro servidor (Zippyshare, 4shared, etc.) Se repostar o mais rápido possível, pois perdi quase todos os arquivos baixados nesse blog por um virus chamado GandCrab V3 Ransomware, agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir