Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

Paulo Bob - Canção do alegre viver (CS 1965)

 Paulo Bob, o cantor cowboy, iniciou a carreira no início dos anos 1950
 Compacto simples CBS, de 1965, marca sua passagem pela Jovem Guarda
Paulo Bob é conhecido por participar de várias coletâneas de marchinhas carnavalescas, e a postagem hoje é de um compacto simples lançado pela CBS/Sony em 1965. O single, enviado pelo amigo Aderaldo, a quem agradeço, se destaca pela música “Distância”, do Rossini Pinto, que marca sua breve passagem pela Jovem Guarda, e que foi regravada pelo cantor em 1982 numa versão sertaneja. Conhecido como o cantor cowboy, Paulo Madalene Alves, seu nome de batismo, nasceu em 23 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, e iniciou a carreira artística no começo da década de 1950.

Segundo o Dicionário Cravo Albin da MPB, gravou em 1953 pela Sinter  o fox "Ai, Maria", de Ari Monteiro e Adelino M. de Castro, e a valsa "Rodeio", de Miguel Lima e R. de Souza. Em sua longa carreira dedicou-se especialmente ao repertório carnavalesco, e participou em mais de dez coletâneas para as folias de Momo. A marcha “Bloco da Bicharada”, por exemplo,  gravada em 1957, foi composta por ele em parceria com José Carlos e Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Infelizmente não encontrei detalhes sobre a carreira e paradeiro. A informação mais recente sobre ele é de 1994, quando lançou pelo selo Canto da Terra o LP "Mocinho brasileiro", sem muita repercussão. Confira:

01 - Canção do alegre viver (com coro infantil A Criança Se Diverte)
(Niquinho - Othon Russo)
02 - Distância (Ela Está Tão Longe)
(Rossini Pinto)

COLABORAÇÃO: Aderaldo


3 comentários:


  1. http://www93.zippyshare.com/v/06X4yrFf/file.html

    ResponderExcluir
  2. Sobre o artista Paulo Bob: Sabe-se de um outro disco seu lançado pelo selo "DiscNews", compacto simples, com as faixas "Só queria ver Você mais uma vez" e "Meu Coração", com data ainda indefinida. Um de seus sucessos de Carnaval muito lembrados é o "Sou Fã da Jovem Guarda", gravado em fins de 1966, para o Carnaval de 1967, que saiu em LP-miscelânea de Carnaval e também em Compacto Simples CBS próprio. Quanto ao seu paradeiro, tem-se a informação do internauta Miguel Sampaio fornecida (há 9 meses) ao canal YouTube de José Cláudio Menezes de Souza de que Paulo Bob residiria em Niterói-RJ. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e por lembrar da marcha "Sou fã da Jovem Guarda". Pra quem se interessar, o compacto com essa música foi postado no meu blog anterior, o Sanduiche Musical:

      http://sanduichemusical.blogspot.com.br/search/label/Paulo%20Bob

      Abraços

      Excluir