Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Arthur Murray's music for dancing - The twist (LP 1961)

 Álbum conta com a participação da banda do saxofonista King Curtis Combo
Quem é ligado em dança deve conhecer o Arthur Murray, famoso por criar a maior rede de escolas de dança de salão do mundo, com mais de 270 filiais em 22 países, incluindo o Brasil. Ele nasceu em 4 de abril de 1895 na Europa, e aos dois anos sua família foi morar nos Estados Unidos, onde faleceu em 3 de março de 1991. Logo se interessou pela dança, e desenvolveu método exclusivo de ensino para crianças e adultos. Transformou seu conhecimento em negócio a partir de 1912. Professor, empresário, dançarino e showman, Murray ganhou programa na televisão, rádio e criou sua própria orquestra, gravando vários discos para dança, voltados para ritmos como tango, samba, mambo e rock, entre outros . Este álbum, enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço, foi lançado em 1961 pela RCA Victor, e é dedicado ao twist, contando com a participação da banda do saxofonista King Curtis Combo. Vale a pena conferir:

01 - Jersey Bounce Twist
(Plater - Johnson - Bradshaw - Wright)
02 - Twistin´ Time *
(Curtis Ousley) 
03 - Honeysuckle Rose 
(Thomas Waller - Andy Razaf)
04 - The Peppermint Twist *
(Dee - Clover)
05 - The Huckle-Buck 
(Roy Aldred Andy Gibson)
06 - The Arthur Murray Twist *
(Wayne - Moore - Murray)
07 - Stompin' At The Savoy
(Sampson - Goodman - Webb)
08 - The Twist *
(Hank Ballard)
09 - 12th Street Twist 
(Euday L. Bowman)
10 - Let's Twist Again *
(Kalmann - Dave Appell)
11 - Alright Okay, You Win
(Sid Wyche - Mayme Watts)
12 - The Fly *
(J. Madara - D. White)

* Vocal do Conjunto de King Curtis Combo

COLABORAÇÃO: Laércio


4 comentários:


  1. http://www69.zippyshare.com/v/liLmE5Au/file.html

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssima essa postagem. O empresário do ramo de danças Arthur Murray era tão prestigiado que várias bandas e orquestras norteamericanas em seus LP's dançantes serviram-se de seu afamado nome colocando-o como o "orientador" dos passos dos respectivos ritmos. "Band-leaders" como Ray Anthony, Perez Prado, Dave Cavanaugh e até o conjunto brasileiro "Aloysio de Oliveira & o seu Bando da Lua" estão entre os que tiveram lançamentos assim. Esse LP de King Curtis (talvez o mais concorrido saxofonista dos anos de ouro do "rhythm & blues" e do "rock 'n' roll" dos anos 50 e início dos 60) acompanhado pelo seu 'combo' (abreviatura de "combination" = pequeno grupo) é muito raro. Provavelmente, o "twist" talvez tenha sido o ritmo dançante mais popularizado em todo o mundo.
    Curiosamente, quando toca um "rock", o público reage dançando "twist"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por mais este comentário, sempre esclarecedor e relevante. A verdade é só conheci o Arthur Murray após receber a colaboração do Laércio, que já me enviou outros discos dele. Vou postá-los gradativamente. Abraços

      Excluir
  3. Nós todos, seus seguidores, amigo Chico, é que agradecemos, a cada surpreendente postagem por você publicada. Abraços.

    ResponderExcluir