Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de julho de 2017

Jerry Lewis - Just Sings (EP 1957)

 Além de cantar, Jerry Lewis atua como comediante, roteirista, produtor e diretor
Jerry Lewis é muito conhecido como ator de comédias, mas o também roteirista, produtor e diretor fez sucesso como cantor. As suas aptidões vocais podem ser conferidas neste compacto duplo de 45 RPM, lançado em 1957 pela Decca, nos Estados Unidos, e gentilmente enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço. O disco inclui “Rock A Bye Your Baby With a Dixie Melody”, música que fez muito sucesso, especialmente no mercado norte-americano. Tornou-se mundialmente famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama.

Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando por 10 anos a dupla Martin & Lewis. Além de obter sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou vários longas, incluindo “Scared Stiff “ (“Morrendo de medo”), em 1953, no qual contracena com Carmen Miranda (na foto ao lado) em seu último filme. Joseph Levitch nasceu Nova Jersey, numa família de judeus russos, em 16 de março de 1926. Seu pai, Daniel Levitch, era mestre de cerimônias e ator de vaudeville, e adotou Danny Lewis como nome artístico. Sua mãe, Rachel "Rae" Brodsky, era pianista de uma rádio.

Começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, em que consistia em dublar canções em um fonógrafo. Lewis ficou famoso na década de 1950 e estrelou mais de 45 filmes. Teve sete filhos, sendo que um deles, Gary, liderou o grupo Gary Lewis and The Playboys. Ainda em atividade, o artista de 91 anos tem sido abalado por muitos anos com várias doenças, incluindo ataques cardíacos, problemas pulmonares e dor crônica nas costas. A mais recente enfermidade aconteceu no mês passado, quando foi hospitalizado em Las Vegas para tratamento de uma infecção do trato urinário, e teve que adiar uma viagem ao Canadá para a próxima filmagem. Confira o disco:

01 - Rock A Bye Your Baby With a Dixie Melody
(Jean Schwarts - Joe Young - Sam Lewis)
02 - I'm Sitting On Top Of The 
(Ray Henderson - Joe Young - Sam Lewis)
03 - By Myself
(Howard Dietz - Arthur Schwartz)
04 - I've Got The World On A String
(Harld Arlen - Ted Koehler)

COLABORAÇÃO: Laércio


Um comentário: