Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

The Spotnicks in Tokyo (LP 1966)

 Grupo instrumental de origem sueca teve trajetória de sucesso entre 1961 e 2014
Hoje, dia especial de aniversário do blog, apresento o álbum “The Spotnicks in Tokyo”, lançado no Japão em 1966 pela Polydor, que certamente agradará aos apreciadores de música instrumental, semelhante ao The Shadows e The Ventures, grupos que influenciaram muitos conjuntos brasileiros nos primórdios do rock. O lado A traz canções de autores japoneses, e o B apresenta músicas famosas, como as clássicas “In the mood” e “San Antonio Rose”, entre outras. O álbum é delicioso de ouvir. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a banda de origem sueca fez muito sucesso no exterior e, de acordo com dados da Wikipedia, lançou 42 álbuns e vendeu mais de 18 milhões de discos.

O grupo, que também tem gravações com vocais, se originaram de um duo formado em 1956 por Bo Starander (nascido em 11 de março de 1942, guitarra rítmica e vocais ) e Björn Thelin (nascido em 27 de junho de 1942). Eles se juntaram ao guitarrista Bo Winberg (nascido em 27 de março de 1939) em 1957 e, no ano seguinte, adicionaram o baterista Ove Johansson (nascido em 30 de março de 1940), ocasião em que mudou seu nome de "Rock-Teddy and the Blue Caps" para "The Frazers". Assinaram  contrato de gravação em 1961, e mudou seu nome para "The Spotnicks", inspirado no satélite russo, e logo se tornaram o primeiro grupo sueco a ter sucesso internacional significativo.

Nessa época, os músicos começaram a se apresentar com trajes espaciais (conforme foto acima), e se diferenciaram dos demais grupos. Um dos maiores sucessos da banda foi “Amapola” (também gravada pelo Roberto Carlos), lançado em 1963, e tornou-se obrigatório em suas apresentações. A música foi tão executada pelo grupo ao longo dos anos que, em 1982, num gesto de clemência, lançou o LP “We Don't Wanna Play Amapola No More” (na foto ao lado). O grupo, em sua trajetória, mudou sua formação várias vezes, mas Winberg continuou a liderar a banda, e em 2013 - ainda de acordo com a Wikipedia - teria anunciado sua excursão final, terminando em maio de 2014. Confira o LP:

01 - Ode To Dawn
(T. Izumi - T. Iwatani)
02 - Crying In A Storm
(Y. Nakajima - R.H. River)
03 - Lonesome Port
(H.Hayakawa - T. Satsuma)
04 - Memory Of Summer
(D. Suzuki)
05 - Happy Silence
(H. Miyagawa - K. Yasui)
06 - Look Up To The Evening Star
(T. Izumi - B.G.Edling - R. Ferneborg)
07 - The Old Love Letters
(H.Hayakawa)
08 - Le Dernier Train De L'espace
(Raisner)
09 - San Antonio Rose
(Bob Wills)
10 - La Rosita
(Dupont)
11 - Bye Bye Birdie
(Adams - Strouse)
12 - Habanera
(Gusten - Winberg)
13 - Trambone
(Atkins)
14 - In The Mood
(Joe Garland)



2 comentários:


  1. http://www21.zippyshare.com/v/xcvVyKzI/file.html

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Muito agradável. Top de instrumental

    ResponderExcluir