Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ed Lincoln - Álbum Número 2 (LP 1962)

LP foi produzido pela Musidisc, que se destacou pela qualidade de suas gravações
O que Don Pablo de Havana, Les 4 Cadillacs, The Lovers, De Savoya Combo, Ed Kennedy, Claudio Marcelo e Danny Marcel têm em comum? Todos são, entre outros, pseudônimos usados pelo Ed Lincoln, instrumentista (contrabaixista, pianista e organista), compositor, arranjador e produtor musical. Não sei qual era o critério que o músico adotou para uso de cada pseudônimo, e nem o que prevalecia na hora de gravar com o próprio nome artístico, como é o caso deste "Álbum nº 2", enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço pela colaboração. O LP foi lançado em 1962 pela Musidisc, gravadora que se destacou pela excelente qualidade sonora dos seus discos.

Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia, seu nome de batismo, nasceu em Fortaleza em 31 de maio de 1932, e começou a vida profissional como revisor e redator no jornal O Povo, na capital cearense. Foi em 1951 para o Rio de Janeiro, onde iniciou a carreira artística, tocando contrabaixo em clubes e jam sessions. Depois passou para piano e órgão Hammond. Trabalhou com Luís Eça, Dick Farney e Luiz Bonfá na década de 1950, e fez parte de conjuntos de casas noturnas, chegando a gravar um disco com o Trio Plaza, que tocava no hotel Plaza.

Na década de 60 criou um estilo na execução de órgão, que se tornou moda em bailes da época, de acordo com a Wikipédia. Depois gravou LPs pela Musidisc, gravadora da qual foi diretor musical e arranjador. Depois fundou seu próprio selo, o "DeSavoya". Fez arranjos em gravações dos anos 1970 para as cantoras Elza Soares e Beth Carvalho. Em toda a sua carreira, foi acompanhado por músicos consagrados como Bebeto Castilho, Wilson das Neves, Durval Ferreira, Humberto Garin, Celinho, Claudio Roditi, Luiz Alves, Paulinho Trompete, Alex Malheiros e Márcio Montarroyos. Morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 2012, por insuficiência respiratória, e foi sepultado no Cemitério de São João Batista, deixando um acervo musical de excelente qualidade, como este LP. Confira:

01 - Quero amar
(Ed Lincoln - Durval Ferreira)
02 - Carioca
(Youmans - Kahn - Eliseu)
03 - A rosa
(Ed Lincoln - Nilo Sérgio)
04 - Moonglow
(W. Hudson - E. de Lange - I. Mills)
05 - Fuga
(Durval Ferreira)
06 - Canção para um homem no espaço
(Nilo Sérgio)
07 - Medley:
É pra quebrar
(Sylvio Cézar)
Deixa andar
(Jujuba)
Apito no samba
(Luiz Bandeira)
08 - Es peligroso
(Ed Lincoln)
09 - Estamos aí
(Durval Ferreira - Maurício)
10 - Onde anda o meu amor
(Orlann Divo - Roberto Jorge)

COLABORAÇÃO: Laércio


Um comentário: