Pesquisar este blog

domingo, 12 de março de 2017

Regina Célia - Noite para amar (LP 1962)

 Contemporânea da Celly Campello, Regina Célia gravou rocks e baladas
Este álbum da Regina Célia, o único da jovem cantora, contemporânea da Celly Campello, atende ao pedido do internauta Samuel. O áudio foi adquirido de um colecionador, de quem comprei a discografia da cantora, e futuramente montarei coletânea com as demais faixas. A postagem do LP, lançado em 1962 pela RCA Victor, foi possível porque encontrei na rede as fotos da capa e da contracapa, de onde retirei o texto abaixo, assinado por Julio Nagib, para apresentar a cantora e o disco, com arranjos de Francisco Moraes e Erlon Chaves:

“Esta menina moça vai surpreender com este LP. É o seu primeiro lançamento em 33 rpm e já demonstra classe excepcional em todas as faixas. Com apenas 17 anos, Regina Célia é um real valor da música popular que a juventude consagra no momento. Seu amor à música vem de longe... vem desde os 4 anos, quando empolgava os ouvintes do programa infantil da Rádio Cultura de Lorena, cidade do interior paulista onde nasceu no dia 11 de abril de 1944.

Veio com sua família para São Paulo com 12 anos, e logo depois venceu um concurso na Rádio Record. Vive entre a música e os livros, pois, não descuida do seu curso no Ginásio Estadual Frei Paulo Luig (a capa deste LP bem retrata seu amor ao estudo e aos discos). Sempre alegre como uma menina, só fica compenetrada na hora em que trata de assuntos relacionados com sua carreira, assistida pelo incomparável carinho do seu pai, que a acompanha por toda parte e pela "torcida" da mamãe e da irmãzinha.

Brejeira, como em "A tarde é minha amiga" ou em "Juquinha", ou romântico como em "Luar da Espanha" ou "Emoção", Regina Célia nos traz uma sequência de momentos agradáveis em seu primeiro LP. Em "Meu grande amor" principalmente, ela demonstra uma extensão de voz e uma expressão interpretativa tão grande que somente esta faixa já a colocaria entre as nossas melhores cantoras do gênero. Gostaria, também, de salientar os excelentes acompanhamentos que tiveram a responsabilidade de dois grandes maestros-arranjadores exclusivos da RCA Victor: Francisco Moraes e Erlon Chaves”. Confira:

01 - Noite para amar (Tonight my love, tonight)
(Paul Anka - Fred Jorge)
02 - Luar da Espanha (Spanish Harlem)
(Leiber - Spector - Juvenal Fernandes)
03 - Bobby, Bobby, Bobby
(Glazer - Weiss - King - Fred Jorge)
04 - Inspiração (Poetry in motion)
(P. Kaufman - M. Anthony - Fred Jorge)
05 - Eu quero achar (Where the boys are)
(Neil Sedaka - H. Greenfield - Fred Jorge) 
06 - Lencinho com baton (El pañuelo manchado de rouge)
(Pedro Lujan - Fred Jorge)
07 - A tarde é minha amiga (I love the long light evenings)
(M. Littman - R. Butler - S. Morais)
08 - Meu grande amor (Anything)
(Teddy Vann - Espírito Santo)
09 - Minha história de amor (The story of my love)
(Paul Anka - Fred Jorge)
10 - Juquinha
(Archimedes Messina)
11 - Emoção (Emotions)
(M. Tillis - R. Kearney - Fred Jorge)
12 - Vem dançar meu amor (Dance on little girl)
(Paul Anka - Fred Jorge)


ACERVO: Foto da contracapa fornecida pelo colaborador Geraldo


2 comentários:


  1. http://www114.zippyshare.com/v/VHOdgpzo/file.html

    ResponderExcluir
  2. Outra raridade desse blog. Mais disco para a coleção da Jovem Guarda. Obrigado.

    ResponderExcluir