Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2017

Dolores Duran & Moacyr Silva e seu conjunto (1960)

Compacto duplo lançado em Portugal pela Copacabana traz clássicos da MPB
Aqui está um compacto duplo, de 45 RPM, lançado em Portugal pela Copacabana, pra ninguém botar defeito. O disco, enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço, é compartilhado com dois ícones da MPB: Dolores Duran e Moacyr Silva. No lado A, a cantora e compositora carioca Adiléa da Silva Rosa, conhecida como Dolores Duran (1930 - 1959), interpreta dois grandes sucessos da carreira - “A noite do meu bem” e “A banca do distinto”. No B, o saxofonista e produtor musical (1930 - 2002) executa um pot-pourri com três clássicos da MPB: “A felicidade”, “Samba de Orfeu” e “O nosso amor”. O músico também gravou com o pseudônimo Bob Fleming, ideia do produtor Nilo Sérgio. O EP, produzido pela Copacabana, não informa o ano do lançamento, mas tudo indica que é de 1960. Confira:

01 - Dolores Duran - A noite do meu bem
     (Dolores Duran)
02 - Dolores Duran - A banca do distinto
     (Billy Blanco)
03 - Moacyr Silva - Medley:
     A felicidade
     (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
     Samba de Orfeu
     (Luiz Bonfá)
     O nosso amor
     (Antonio Maria)

COLABORAÇÃO: Laércio




6 comentários:


  1. http://www112.zippyshare.com/v/fpsB87YF/file.html

    ResponderExcluir
  2. Prezado Chico: Peço vênia para tentar descobrir e corrigir o verdadeiro ano de nascimento de Moacyr Silva, afamado saxofonista brasileiro. Em toda a Internet seu ano de nascimento é colocado como 1940. Só que isso é impossível. Seu 1º. LP de 10 polegadas, de 1956, com 8 músicas, pelo selo Copacabana, traz sua foto na capa. Ele, já um homem maduro, não poderia, jamais ter apenas 16 anos. Talvez esteja acontecendo uma confusão com artista homônimo. A propósito, um outro Moacyr Sylva, há algum tempo atrás, enviou uma espécie de manifesto ao blog "Toque Musical" protestando sobre dados seus creditados ao Moacyr Silva/Bob Fleming. Faço votos que alguém possa, por este precioso espaço, dirimir essa dúvida que permeia toda a Net. Grato. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo

      A sua observação é coerente e merece atenção. Eu, confesso, não cheguei ao preciosismo de comparar as fotos em disco para avaliar a idade do músico. O ano de 1940 como o de nascimento, sem o dia e o mês, encontra-se em toda rede. Achei possível que, em 1960, aos 20 anos, já teria discos gravados, e não me aprofundei na pesquisa. A foto de capa do primeiro LP, de 1956, muito bem citado por você, mostra realmente um homem maduro, e não um adolescente de 16 anos que teria na época. Endosso o seu apelo, e espero que alguém possa dirimir essa dúvida. Agradeço a você, mais uma vez, por mais esse oportuno comentário. Abraços

      Excluir
  3. Faz sentido. Se esse disco é de 1960 ele teria 20 anos, é muito pouca idade para já estar dividindo um disco com a grande Dolores Duran, e ainda em Portugal, poderia até acontecer mas é pouco improvável.

    ResponderExcluir
  4. Caro Chico:

    Acredito, enfim, que temos a data correta de nascimento do virtuoso saxofonista Moacyr Silva/Bob Fleming. Se não é uma informação oficial, pelo menos, é mais coerente com o seu tempo de carreira e sua discografia, a qual remonta aos primeiros anos da década de 50. Foi na página MuzaMusica que, abordando um determinado LP de sua carreira, o blogueiro ensaia uma pequena biografia daquele conceituado músico. E lá está: 1930 - 2002. É isso aí. Grato. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo

      Muito obrigado pela informação. Agora, sim, com 10 anos a mais, torna-se mais coerente com a discografia do artista. Já vou corrigir o ano no texto de apresentação, graças a sua preciosa observação. Valeu!!! Abraços

      Excluir