Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

As Melindrosas: Pot-pourri para festas juninas (1979)

 Single produzido pela Copacabana ainda homenageia o Dia das Mães
Hoje, 29 de junho, é Dia de São Pedro e São Paulo. Ocorre nesse dia porque teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos. Nesta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, para os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). A data também faz parte das chamadas festas juninas, com muitas quermesses, arraias e grandes fogueiras, assim como acontece nos Dias de São João e Santo Antonio.  Por conta disso, o nosso amigo Aderaldo, a quem agradeço, me enviou este single do grupo vocal As Melindrosas, lançado em 1979 pela Copacabana. O destaque é o lado B, que oferece um pot-pourri com músicas para as festas juninas, como “Cai, cai, balão” e “Chegou a hora da fogueira”, entre outras. O lado A, por sua vez, traz um pot-pourri com canções para o Dia das Mães.

As Melindrosas foi um quarteto feminino formado em 1978 e composto pelas cantoras Gretchen, Sula Miranda, Yara e Paula. Descobertas e produzidas por Jorge Gambier, lançaram em 1978 o LP "Disco Baby", que apresentava cantigas de roda gravadas em estilo disco (sucesso na época). Obteve sucesso e despertou a atenção para o mercado musical infantil no Brasil. Gretchen, na época conhecida como Maria Odete, deixou o grupo logo nos primeiros meses de lançamento do LP para seguir carreira solo. Sula Miranda, que utilizava o seu nome de registro Sueli, a outra irmã Yara e a prima Paula deram continuidade. O conjunto gravou três LPs, ultrapassou quatro milhões de cópias vendidas e até estrelou um filme dirigido por J. B. Tanko (na foto acima). Após anos de sucesso, o grupo se separou em 1986 com a saída de Sula, que seguiu carreira solo e se consagrou como a "Rainha dos Caminhoneiros". Confira o single:

01 - Pot-pourri - Dia das Mães:

Canção pra mamãe
(Gambier)
Feita pra mamãe
(Gambier)
Mãezinha querida
(Lourival Faissal - Getulio Macedo)
Mamãe
(Herivelto Martins - David Nasser)
O amor mais puro
(Palmeira)
Feita pra mamãe
(Gambier)

02 - Pot-pourri - Festas Juninas:

Descubra-se feliz
(Gambier)
Sonho de papel
(A. Ribeiro)
Chegou a hora da fogueira
(Lamartine Babo)
Pula a fogueira
(G. Marinho - J. B. Filho)
Cai, cai, balão
(Assis Valente)
Cai cai balão
(D. P. – Adaptação: Gambier)
Antonio, Pedro e João
(O. Santiago - B. Lacerda)
Isto é lá com Santo Antonio
(Lamartine Babo)
Noites de junho
(J. de Barro - A. Ribeiro)
Sorria, cante e viva
(Gambier)

COLABORAÇÃO: Aderaldo


2 comentários:

  1. http://www5.zippyshare.com/v/kqU0kGty/file.html

    ResponderExcluir
  2. Bela recordação de um tempo em que a indústria fonográfica, mídia extremamente forte na época, incentivava o amor às mães...

    ResponderExcluir