Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 17 de maio de 2016

The Sunshines - Amor de criança (CS 1966)

Compacto simples produzido pela Musidisc traz "Raios de sol" no lado B
Eis um single do grupo The Sunshines, lançado em 1966 pela Musidisc, e sobre o qual não tinha conhecimento. As informações disponíveis sobre a discografia da banda na gravadora, a primeira em que foi contratada, limitam-se a um LP, e ignoram o acompanhamento feito pelos músicos no LP “Brasa Jovem”, de 1966, do Bob Fleming, pseudônimo usado pelo saxofonista Moacir Silva. Agradeço ao amigo Geraldo por enviar mais esse raro disco, e também por oferecer uma segunda versão de “Raios do sol”, lado B do compacto, como bônus.

A banda foi fundada em 1964 pelos irmãos Geraldo e Guty (falecido em 1992), filhos do comediante Brandão Filho (06/01/1910 – 22/03/1998), no Rio de Janeiro. Começou como um trio, com Geraldo na base e vocal, Guty como vocalista principal, e Walter, filho de outro comediante, Walter D'Ávila (29/11/1911 – 19/04/1996), na guitarra solo. Nesse mesmo ano, após apresentações na TV Excelsior, passou a contar com mais dois músicos: o baixista Rakami (primo do Walter) e o baterista Dândalo, que saiu do grupo em 1965, e deu lugar a Sérgio. Com essa formação, após vencer alguns concursos de novos talentos, a banda foi contratada para gravar o LP na Musidisc.

“O disco não resultou de boa qualidade técnica. Demorou tanto pra sair que desanimou o pessoal da banda e causou briga com a gravadora”, lembra Geraldo em depoimento sobre a história do grupo (aqui). Convidados por Luiz Carlos Ismail (primo e backing vocal do Roberto Carlos), fizeram um teste na CBS com a música “Não posso dela me afastar” e foram contratados. O produtor Jairo Pires gostou tanto do resultado que o teste foi incluído no LP lançado em 1967, após o sucesso do primeiro disco na gravadora, o compacto simples com “O último trem”, versão do Leno para o hit “Last train to Clarksville”, do grupo The Monkees. A gravação brasileira fez sucesso até em Portugal, onde foi lançada num EP (veja foto acima).

A banda lançou mais três compactos na CBS e foi incluída em dois volumes da coletânea “As 14 mais” em 1967 e 1968. Na época, ainda participou do LP beneficente “12 brasas pra você”, da Companhia Nacional da Criança, fabricado pela CID. Com o fim da Jovem Guarda, o interesse da gravadora por músicos do movimento diminuiu, e a banda se transferiu para a Equipe, onde gravou em 1969 o single com as músicas “Fique longe de mim” e “Pare de me seguir”, sendo que o último disco foi o compacto simples gravado em 1971 na Continental, com “O meu Lulu” e “Você não vem mais”. A banda ainda ensaiou um retorno em 1999. Fez shows, planejava lançar um CD de inéditas, e não deu mais notícias. Confira:

01 - Amor de Criança
(Rakami Rodrigues)
02 - Raios De Sol
(Guty - Geraldo Brandão)

BÔNUS

03 - Raios De Sol (Segunda versão)
(Guty - Geraldo Brandão)


COLABORAÇÃO: Geraldo



3 comentários:

  1. http://www67.zippyshare.com/v/42fX1zfb/file.html

    ResponderExcluir
  2. whether you have the album? https://www.discogs.com/Sunshines-The-Sunshines/release/6192338

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O disco está disponível no Youtube:

      https://www.youtube.com/watch?v=FnIwygIMDsU

      Excluir