Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2016

Sérgio Ricardo - Canção do espantalho (LP 1975)

 LP da série MPB Espetacular inclui 4 temas do filme "A noite do espantalho"
Sérgio Ricardo é mais lembrado como o cantor e compositor que, nervoso com a plateia que o vaiava na apresentação da música “Beto bom de bola” no III Festival de MPB, transmitido em 1967 pela TV Record, quebrou o violão e atirou-o contra o público. "Vocês ganharam! Este é o país subdesenvolvido! Vocês são uns animais!", vociferou, antes de se retirar do palco. O episódio (na foto abaixo) virou notícia internacional, e nunca mais foi esquecido, mas Sérgio Ricardo não é autor de uma nota só. Sua obra é ampla, rica, passeia pelo cinema, televisão e artes plásticas, além da música, como comprova este álbum lançado em 1975 pela RCA Victor. O disco se destaca pela música “Zelão”, uma das minhas preferidas, e inclui quatro canções do filme “A noite do espantalho”, do qual também assina a direção e o roteiro.

João Lutfi, seu nome de batismo, nasceu em Marília, no interior de São Paulo, em 18 de junho de 1932, e é descendente de família libanesa. Em 1940, aos 8 anos, foi matriculado no Conservatório de Música de Marília para estudar piano e teoria musical. Mudou-se para São Paulo e foi locutor da rádio Cultura em São Vicente, litoral do estado. Em 1952, já no Rio de Janeiro, conseguiu emprego como técnico de som e pianista, substituindo Tom Jobim. Familiarizado com a cidade, que foi o berço da Bossa Nova, passou a fazer parte do primeiro núcleo de compositores desse movimento musical. Assim, lançou no começo dos anos 1960 os álbuns “Não gosto mais de mim” e “A bossa romântica de Sérgio Ricardo”.

Convidado pela TV Tupi, passou a trabalhar também como diretor de programa pioneiro no País sobre Bossa Nova, e posteriormente assumiu o comando de atração semanal na TV Itacolomi, de Belo Horizonte. A partir daí, passou a inteirar-se de problemas políticos e sociais, o que o levou a compor canções retratando esses temas. Compôs o romance violado que originou em 1964 a trilha sonora e narração do filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, marco do Cinema Novo. A obra e a arte do Sérgio Ricardo são grandiosas e necessitam de fôlego pra resumi-las nesta apresentação. A melhor maneira para se inteirar sobre o artista é visitar o seu site (aqui), que apresenta principais fatos da biografia em ordem cronológica, como a produção do mais recente CD, “Ponto de partida” (na foto acima), lançado em 2008 pela Biscoito Fino, com releituras de suas músicas mais representativas.

Entre vários trabalhos, vale destacar o lançamento em 1991 do livro “Quem quebrou meu violão”, pela Editora Record. Na introdução - que me remeteu aos fatos cronológicos que desencadearam o golpe contra a presidente Dilma - ele explica que não suporta "nos ver, a cada dia que passa, nos despedaçando pelos caminhos da incompreensão de nossa própria realidade, e sabendo que o sintoma básico de nossa ignorância é a imposição maquiavélica dos manipuladores em desfigurar nossa identidade, ao nos perdermos das mãos de nossa cultura própria". Sábio, ele também se revelou bem humorado quando, anos atrás, numa apresentação em São Paulo, alguém da plateia lhe pediu para que cantasse “Beto bom de bola”, a responsável pelo violão quebrado. Era de se esperar reação pouco amigável, mas o artista surpreendeu pela resposta: "Agora eu toco piano, não posso jogá-lo em vocês". Melhor assim. Ninguém se machuca, e pode curtir sua música com a atenção que merece. Confira:
.
01 - Dulce negra
(Sérgio Ricardo)
02 - Zelão
(Sérgio Ricardo)
03 - 1984
(Sérgio Ricardo)
04 - Ausência de você
(Sérgio Ricardo)
05 - Bouquet de Isabel
(Sérgio Ricardo)
06 - Pé na estrada*
(Sérgio Ricardo)
07 - Cacumbú
(Sérgio Ricardo)
08 - Flicts
(Sérgio Ricardo - Ziraldo)
09 - Briga de faca*
(Sérgio Ricardo)
10 - Pena e o penar*
(Sérgio Ricardo)
11 - Canção do espantalho*
(Sérgio Ricardo)

* Do filme "A noite do espantalho"


5 comentários:

  1. http://www12.zippyshare.com/v/ghMEjVsA/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1139+-+SGRCRDO,1049063448.rar(archive)

      Excluir
  2. Muitíssimo obrigado por essa postagem amigo!
    Gostei muito! Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. show de bola! valeu pela postagem, um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo site, SENSACIONAL!!!!!!!!
    O link para Cancao do Espantalho parece quebrado, se for possivel, agradeceremos muito....

    ResponderExcluir