Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

John Travolta - A Girl Like You (LP 1976)

Antes da fama mundial, Travolta fez sucesso com a música "Let her in"
Pra manter o clima da postagem anterior, o álbum da Olivia Newton-John, nada como apresentar o LP que John Travolta – partner da cantora nos filmes “Grease” e “Two of a Kind” – gravou também em 1976.  O disco traz a canção “Let Her In”, que obteve boa repercussão nos Estados Unidos, e a gravação original de “A Girl Like You”, posteriormente reeditada em versão disco, aqui presente como faixa bônus. Procurei informações sobre o álbum, mas o site oficial do artista privilegia apenas a filmografia, prêmios e ações relativas ao ator.

Travolta nasceu em 18 de fevereiro de 1954 numa família ítalo-americana do estado de Nova Jersey. Na adolescência, sua mãe resolveu inscrevê-lo numa escola de teatro em Nova York, onde estudou canto, dança e atuação. Aos 16 anos conseguiu seu primeiro trabalho profissional no musical de verão "Bye Bye Birdie". Logo resolveu deixar de lado os estudos e investir de vez na profissão, se mudando para  Nova York e trabalhando com certa regularidade em produções de verão e comerciais de TV. Aos 18 anos estreou na Broadway com a peça musical "Grease". Pouco tempo depois ingressou no elenco de "Over Here", onde trabalhou por dez meses. Decidido a tentar a sorte em Hollywood, deixou Nova York e partiu para Los Angeles. Participou do telefilme "The Devil's Rain" (1975) e teve pequenos papéis nas séries de TV Medical Center (1969), Emergency! (1972) e The Rookies (1972). Foi apenas com a série "Welcome Back, Kotter" (1975-1979) que alcançou sucesso junto ao público norte-americano.

Quando foi rodar “Saturday Night Fever” (no Brasil, "Os embalos de sábado à noite"), filme que o conduziu ao estrelato, ele já fazia sucesso entre as adolescentes e atraía fãs histéricas. O personagem Tony Manero (na foto acima) lhe rendeu indicação ao Oscar.  Sua popularidade cresceu ainda mais com o filme seguinte, "Grease" (1978), e sagrou-se como lenda em Hollywood, sendo considerado também o galã dos anos 1970. Ainda fez sucesso com o filme “Urban cowboy” (Cowboy do asfalto), drama romântico de 1980. Porém, após “Staying Alive” (Os Embalos de Sábado Continuam), Travolta enfrentou um certo ostracismo em sua carreira devido às pesadas críticas ao filme. Seu ápice no restante da década de 1980 foi a comédia infantil "Olha Quem Está Falando" (1989), que obteve duas sequências.

O retorno ao primeiro time dos astros foi em 1994, ao rodar "Pulp Fiction - Tempo de Violência", escrito e dirigido por Quentin Tarantino. O personagem Vincent Vega lhe proporcionou uma segunda indicação ao Oscar, e a dança ao lado de Uma Thurman entrou para a história. Com a carreira revigorada, emendou vários filmes de sucesso, como "O Nome do Jogo" (1995), "A Última Ameaça" (1996) e "A Outra Face" (1997). O fiasco de "A Reconquista" (2000) ameaçou jogá-lo de volta ao limbo hollywoodiano, mas logo em seguida ele voltou a mostrar bom desempenho nas bilheterias com "A Senha: Swordfish" (2001) e "Motoqueiros Selvagens" (2007). Com "Hairspray - Em Busca da Fama" (2007), musical com deliciosa trilha sonora, teve mais um ponto alto na carreira, ao interpretar Edna (na foto acima), mãe da protagonista Tracy. Assim, com altos e baixos, Travolta se firmou na constelação de Hollywood, graças a alguns atributos raros, como o talento para comédia, drama e filme de ação, além da facilidade que tem pra dançar e cantar, como faz neste disco. Confira:

01 - Let Her In
(Benson)
02 - Never Gonna Fall in Love Again
(Carmen)
03 - Rainbows
(Lembeck - Mead)
04 - A Girl Like You
(Cavaliere - Brigati)
05 - Razzamatazz
(Lembeck - Mead)
06 - I Don't Know What I Like About You Baby
(Sedaka)
07 - Baby, I Could Be So Good at Lovin' You
(Clifford)
08 - Big Trouble
(Carone)
09 - It Had to Be You
(Jones - Kahn)
10 - Goodnight Mr. Moon!
(Lembeck - Miller)
11 - BÔNUS - A Girl Like You (Special Disco Mix)
(Cavaliere - Brigati)



Um comentário: