Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

Helena Rocha - Coletânea Especial (2016)

 Helena Rocha grava sucessos do Roberto Carlos, Wanderléa e Jerry Adriani
Se você é como eu, curioso em ouvir canções conhecidas, mas na voz de outros intérpretes, provavelmente vai se interessar por Helena Rocha, cantora e atriz portuguesa. Ela gravou três EPs, lançados pela Decca em 1965 e 1966, com sucessos da Wanderléa (“Peço paz”, “Exército do surf” e a versão original de “Viver sem você”), Jerry Adriani (“Ninguém poderá julgar-me”), Rita Pavone (“Lui”) e Roberto Carlos (“O calhambeque”). Em 1966, quando esteve pela primeira vez em Portugal, Roberto Carlos fez questão de conhecê-la, como mostra a foto abaixo, ao lado do empresário Marcos Lazaro. A presente coletânea reúne esses três EPs, originalmente postados pelo blog Músicas dos Anos 60, e foram gentilmente cedidos pelo colecionador Heitor de Vasconcelos. Segundo consta, a artista ainda gravou um quarto EP, desta vez na Tecla, e mudou radicalmente o repertório, trocando o pop rock pelo fado.

São poucas as informações na rede sobre a Helena Rocha. Segundo o blog administrado por Carlos Santos e João Romão, a artista é professora da Marinha Grande. É formada em Filologia Germânica (ciência que tem como objetivo estudar uma língua através de textos escritos) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e tornou-se professora do Ensino Secundário em 1971. A partir de 1995 começou a colaborar nas produções de Filipe La Féria, renomado encenador e dramaturgo português, atuando como atriz, tradutora, co-autora e diretora de cena em espetáculos como "Todos ao Palco", "Saudade do Futuro", "Faça-se Ouvir", "O Vison Voador", "A Casa da Saudade", "Rosa Tatuada", "Amália", "My Fair Lady" e "A Canção de Lisboa". Mais recentemente, apresentou-se como atriz na peça "Um Violino no Telhado", no Teatro Politeama, em Lisboa. Confira a cantora:

01 - Calhambeque (Road Hog)
02 - Ele (Lui)
03 - Forget Domani
04 - Na Tua Boca Sou Tudo
05 - Zigue-Zague
06 - Long Live Love (Viver sem você)
07 - Peço Paz (Just once more)
08 - Exército do Surf (L'esercit del surf)
09 - Onde É Que Eu Arrumo o Carro
10 - Mãos No Ar
11 - Telefona-me Esta Tarde
12 - Ninguém Me Pode Julgar (Nessuno mi puo'giudicare)


FONTE: Heitor de Vasconcelos para o blog "Músicas dos anos 60"


4 comentários:

  1. http://www89.zippyshare.com/v/3qMCCp1U/file.html

    ResponderExcluir
  2. Chico, o teu trabalho continua excelente,suas postagens vem com os detalhes do disco, muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. É sempre bom saber que o conteúdo e a apresentação dos discos são do seu agrado. Valeu pelo comentário. Abs.

      Excluir
  3. Puxa vida, grande raridade. Nunca tinha ouvido Lui em português e nem sabia da existência. Agradeço demais essa postagem. Obrigado Chico, e tambem ao Heitor de Vasconcelos.

    ResponderExcluir