Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vários intérpretes - Brasa 4 (LP 1968)

Brasa 4, atração da TV Itacolomi, sacudiu a juventude mineira nos anos 1960 
Vou apresentar este “Brasa 4”, LP da Bemol lançado em 1968 e postado originalmente em julho de 2011 no Toque Musical, onde o link encontra-se vencido. Na postagem, o Augusto, responsável pelo site, informa que o exemplar está em mal estado de conservação, e as faixas ficaram cheias de chiados. Por conta disso, dei uma editada final, inclusive nas ilustrações, e troquei algumas faixas por outras em melhores condições. O resultado final é bom, e acredito que vale a pena substituir a pasta antiga, caso tenha baixado, por essa nova.

Achei interessante dar esse tratamento no disco por se tratar de álbum histórico, com sucessão de ‘covers’ de hits dos anos 1960 e da Jovem Guarda. Os intérpretes, desconhecidos do grande público, são os então participantes do “Brasa 4”, um programa de auditório realizado aos sábados pela antiga TV Itacolomi, em Belo Horizonte. Produzido pelo, hoje já lendário, Dirceu Pereira, o nome "Brasa 4" origina, obviamente, da expressão usada pela turma do Roberto Carlos (é uma brasa, mora?) e o 4 vem do número da emissora, o velho canal 4.

O programa "Brasa 4" foi, na época, uma espécie de versão mineira da Jovem Guarda, direcionada ao público que amava Beatles e Rolling Stones. Por lá passavam todos os aspirantes a Roberto, Erasmo, Wanderléa, Martinha, Ronnie Von, Os Incríveis… “Apesar de todo o amadorismo de nossos artistas, a produção, ao contrário, buscava ser bem profissional. Contratavam músicos profissionais para manterem ‘a cozinha’ funcionando, convidavam artistas consagrados e também os conjuntos locais que já eram bem conhecidos por aqueles que frequentavam os bailes em clubes da cidade”, escreve o mineiro Augusto.

O interessante é que a postagem no TM gerou comentário do Paulo Afonso Ladeira de Lima, que se orgulha de ter criado, lançado e produzido o "Brasa 4". Ele conta que, depois do sucesso de “O jovem faz o programa”, levado ao ar as quartas-feiras na TV Itacolomi, recebeu do diretor da emissora, Dr. José de Oliveira Váz, o convite para produzir um programa de jovem na emissora. “Quando criei a logo, pedi ao artista Rujos, que escrevesse ‘Braza 4’ como título diferenciado do ‘Brasa’ do Roberto. O também saudoso cenógrafo, Gerson Caetano, não quis admitir o erro de português e manteve o correto”, disse.

No cast do programa, um elenco foi selecionado a dedo, segundo ele. Na relação, nomes como a banda Analfabitles (na foto acima), Roberta, Marisa Rossi, Dalva Righetti (na foto ao lado), Lauren, Paulo Ferreira, Padre Ernane, Edinho, Redig, Vic Baroni, a dupla Claudinei e Marcio, o Trio Os Intrusos, banda Jangle-Cats, Rock-fingers, Rets, Os Turbulentos e muitos outros. Segundo ele, o programa chegou ao pico de 96 de audiência no Ibope, o que ocasionou sua ida para o Cine Brasil. “Tal sucesso se deu não só pela produção, pois era muito exigente nos ensaios, nas escolhas das músicas e seus respectivos cenários e arranjos”, relata, ao lembrar que sempre contou com a ajuda do também produtor Isaias Lansk. “Deixamos o programa no topo da audiência no cine Brasil por força de um contrato com o amigo radialista Dirceu Pereira, que havia sido contratado da rádio Itatiaia para rádio Guarani, e uma de suas exigências era ter um programa na TV”, finaliza. Felizmente, ficou este disco como registro da época. Confira:

01 - Redig - San Francisco
(J.Philips - Mogol)
02 - Roberta - Canzone Per Te
(Endrigo - Bardotti)
03 - Os Intrusos - Como é grande o meu amor por você
(Roberto Carlos)
04 - Bitons - O Que Há de Mal Em Mim
(Deny - Dino)
05 - Os Agitadores - You only live twice
(Barry - Briousse)
06 - Analfabitles - When Summer Is Gone
(S.Curtis)
07 - Os Agitadores - Estudio 17
(André Paseur)
08 - Amir - Você Não Serve  Pra Mim
(Renato Barros)
09 - Dalva Righetti - Meu vestidinho -
(Martinha)
10 - Os Intrepidos - Lonely
(Sebastiam)
11 - Jamil - Quando
(Roberto Carlos)
12 - Edinho - Travessia
(Milton Nascimento - Fernando Rocha Brant)

FONTE: Toque Musical

2 comentários:

  1. http://www118.zippyshare.com/v/n7VlBMxy/file.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Chico, bom dia!
    Que legal esse exemplar hein?!
    Apesar de tanto tempo de já lançado, ele ainda continua super gostoso para ouvir, nos fazendo recordar as belas musicas daquela mágica época, que tive a honra de viver e participar!
    Meus parabéns por conseguir um resultado final de ótima qualidade, mesmo sendo um disco gravado em mono por gravadora sem muita técnica, mas era o que tinham naquele tempo!
    Destaque para a minha preferida do disco: "Lonely com Os Intrepidos"! Me lembro quando dançava essa linda musica, de rosto colado com as meninas, coisa que não acontecem mais nos dias de hoje!
    Valeu mesmo tá?!
    Abraços/Nelson

    ResponderExcluir