Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Vários artistas - Semana do Exército (EP 1973)

 
Jingle para Semana do Exército é interpretado pelo Coral de Joab e Trio Ternura
Estamos começando a Semana do Exército, que culminará na próxima terça-feira, 19, com os festejos do Dia do Exército. É momento perfeito pra lembrar que em 1973, durante o período da ditadura militar, a data foi comemorada por meio deste EP, produzido pela Codil, e gentilmente enviado pelo amigo Geraldo, a quem agradeço. O single, provavelmente encomendado pelo governo brasileiro, traz três versões da marcha “Semana do Exército”, de Miguel Gustavo, o mesmo autor de “Pra frente Brasil”, que embalou a conquista do tri pela seleção brasileira de futebol no México em 1970. Foi um dos últimos trabalhos deixados pelo autor, nascido no Rio de Janeiro em 24 de março de 1922, já que faleceu no ano anterior ao lançamento do disco, em 22 de janeiro, aos 49, em sua cidade natal.

Vale reproduzir, até como registro de momento histórico, o texto impresso na contracapa com o título “Soldado é o povo fardado”: “Nesta hora de mutação sócio-econômica; quando as nações não desenvolvidas sentem o desafio da ascensão; quando já se vislumbram as consequências da explosão demográfica; quando a Igreja renega o conservadorismo e se coloca à frente dos tempos; quando as nações democráticas – ainda que não consolidadas – sentem a sofrida transição da liberal-democracia para a democracia social; e quando o comunismo aperta o cerco da agressão e da violência, é mister que o Exército e a mocidade se identifiquem e se unam”.

Não posso garantir, mas desconfio que o disco foi produzido exclusivamente para execução nas emissoras de rádio durante o intervalo comercial. A marcha, que apresenta o exército como “fator de integração e segurança”, é interpretada pelo Coral de Joab e pelo Trio Ternura em gravações com cerca de 50 segundos cada. Ou seja, foram originalmente gravadas no formato de jingle, e achei interessante editá-las em versões estendidas, sem aquele jeito de comercial, e seguem como bônus. O single ainda traz, no lado B, a versão instrumental, executada pela Orquestra de Guerra Peixe. Confira:

01 – Coral de Joab – Semana do Exército
02 – Trio Ternura  – Semana do Exército
03 – Orquestra de Guerra Peixe  – Semana do Exército (Instrumental)

BÔNUS

04 – Coral de Joab – Semana do Exército (versão estendida)
05 – Trio Ternura – Semana do Exército  (versão estendida)
(Miguel Gustavo)


COLABORAÇÃO: Geraldo

5 comentários:

  1. http://www110.zippyshare.com/v/obXJOeGw/file.html

    ResponderExcluir
  2. Veja o video que achei que fala com certeza o que realmente é a musica https://www.youtube.com/watch?v=YYSPDfAYvrA&nohtml5=False

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Chico, bom dia!
    Gostaria de contar se possível com a sua gentileza,
    caso possa disponibilizar o Disco do
    "Santo Morales ‎– Recuerdos De Ypacaraí 23 Guarânias E Rasqueados De Sucesso-LP 1986".
    Desde já ficarei muito agradecido!
    Abraços/Nelson (NelJoFer)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelson

      Bom dia. Infelizmente não tenho o disco solicitado, mas fica aqui registrado o seu pedido. Se algum internauta tiver e enviar ao blog, com certeza postarei. Agradeço desde já.

      Abraços

      Excluir
  4. Nota DEZ pela postagem do disco em referência à semana comemorativa do nosso Glorioso Exército Brasileiro.

    Antonino Teles
    Brasilia-DF

    ResponderExcluir