Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2016

Twist, Hully Gully & Cleide Alves (LP 1964)

 Primeiro álbum da Cleide Alves traz cinco composições do Roberto Carlos
Este é o primeiro LP da Cleide Alves, e já foi postado no Sanduíche Musical, meu blog anterior. Lá, o link pra download venceu, e achei por bem dar uma repaginada na pasta. Comecei pela troca das ilustrações. As anteriores, de um CD genérico, não estavam boas. O áudio de 128 kbps foi substituído por de 320 kbps, e adicionei mais três faixas bônus, além de “Hully gully do guarda”, que já estava na pasta, e foi lançada logo após este álbum pela RGE em 1964. O destaque, entre os bônus, é a faixa “Sonho de amor”, um dueto com Ronnie Cord (na foto abaixo com a cantora), no qual revela amadurecimento como intérprete em retorno ao disco. A canção foi lançada num single do cantor em 1968 pela RCA Victor.

Vale a pena, portanto, substituir o primeiro post - já deletado do blog - por este com melhor conteúdo e qualidade. O disco merece a atenção por uma curiosidade: apesar da inexistência de ficha técnica, consta por reportagens da época que o LP foi produzido pelo Roberto Carlos, amigo da cantora desde o início da carreira. O rei não só produziu, como também participa como autor de cinco das 11 faixas do disco, quatro das quais em parceria com Erasmo Carlos. Ela foi a primeira a gravar uma composição do Roberto, “Procurando um broto”, em 1963, e aqui incluída como bônus. Apesar da pouca idade, Cleide Alves já tinha 11 anos de carreira quando lançou este LP, pois começou a cantar aos cinco no Clube do Guri, no Rio de Janeiro, dividindo a atenção do público com outras candidatas ao estrelato, como Wanderléa e Rosemary.

O primeiro disco, porém, só foi lançado em 1960, um 78 RPM com “Help, help, mamye” e “Seguindo e Cantando”, pela Som/Copacabana, onde gravou ainda um EP, mais dois 78 RPMs, e participou da faixa “Noite de paz” (um dueto com Gilberto Alves) num LP natalino. Também gravou quatro músicas no primeiro LP do Renato e seus Blue Caps, em 1962, álbum dividido com Reynaldo Rayol. Em 1964, trocou de gravadora, e foi pra RGE, onde lançou este LP e um single. Depois, por quase quatro anos, durante a efervescência da Jovem Guarda, quando a carreira poderia se consolidar, como aconteceu com a de seus amigos, manteve-se afastada da vida artística. Na época, já era conhecida carinhosamente como “A estrelinha do rock”.

Uma reportagem, publicada em 1968 na revista Sétimo Céu, anuncia o seu retorno ao disco, e informa que o motivo do afastamento foi “problemas familiares”. A matéria destaca que a RCA Victor a contratou, principalmente por ter sido a primeira a gravar uma composição do Roberto Carlos e também por ser, na época, a única a ter álbum produzido pelo rei. Lá, na RCA, gravou um LP e quatro singles entre 1968 e 1970, período em que fez sucesso com "Nunca amei um homem igual a você", e encerrou a carreira. Depois disso, só participou em 1985 de um especial do Roberto Carlos, e regravou “Estúpido cupido” em 1995 na coletânea de cinco CDs comemorativos aos 30 anos da Jovem Guarda. Faleceu em 6 de março de 2015, no Rio de Janeiro, vítima de parada cardíaca, aos 68 anos, completados no dia 05 de dezembro de 2014, e ficou eternizada na música “Festa de arromba”, na qual "Cleide desistia de agarrar o doce que do prato não saia/ Hey, Hey/Que onda...".  Confira:

01 - Cara de pau
(Roberto Carlos - Janete Adib)
02 - Surpresa de domingo
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
03 - Mamãe acha que é normal
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
04 - Por toda vida
(Hélio Justo - Erly Muniz)
05 - Estou ficando louca
(Nelson Ribeiro)
06 - Beijo quente
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
07 - Como eu balanço (Guarda Come Dondalo)
(Rossi - Vianello – Versão: Hélio Justo)
08 - Sugar shack
(K. McCormack - F. Voss – Versão: Erasmo Carlos)
09 - Brotinho transviado
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
10 - Vai
(Rossini Pinto - Paulo César)
11 - Broto malvadinho
(Ed Wilson)

BÔNUS

12 - Hully gully do guarda 
(Getúlio Macedo - Denise Maria)
13 - Procurando um broto 
(Roberto Carlos)
14 - Habib twist
(C. Rossi - Pelleschi - vs: Nazareno de Brito)
15 - Sonho de amor (Mr. Spoons) - com Ronnie Cord
(Tyson - vs: Paladino)



2 comentários:

  1. http://www16.zippyshare.com/v/nXk0i65R/file.html

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu achei familiar essa postagem... Valeu... vamos relembrar e curtir novamente. Abraço

    ResponderExcluir