Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2016

Santo Morales - Recuerdos de Ypacaraí (1986)

Santo Morales interpreta 23 guarânias distribuídas em nove pot-pourris
O internauta Nelson pediu e nosso amigo Geraldo imediatamente me enviou o álbum solicitado, “Recuerdo de Ypacaraí”, com repertório constituído por 23 guarânias interpretadas em pot-pourri pelo Santo Morales. O meu agradecimento ao Geraldo por mais essa colaboração. Apesar do nome e repertório essencialmente latinos, o intérprete é brasileiro, obteve sucesso no exterior, e também é conhecido como integrante do grupo Os 3 Morais. O disco foi originalmente lançado pela Som Livre em 1986 e posteriormente reeditado em CD pelo selo Cast. O álbum é um prato cheio para os apreciadores da música latina.

Sidney Espírito Santo nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo, em 15 de outubro de 1925. É o primogênito de sete irmãos, todos ligados à música, e começou a cantar na PR7 em Sorocaba. Na capital, para onde trouxe toda a família, foi para a Televisão Tupi e junto a 3 amigos, Os Garotos Vocalistas, tomou parte do show de inauguração da PRF3-Tupi de Televisão, em 18 de setembro de 1950. Seguiu carreira ao longo da década como crooner de orquestra e depois participou de vários grupos vocais, incluindo o Conjunto Farroupilha, muito popular no período.

No início dos anos 1960, formou o grupo “Os 3 Morais”, com os irmãos Roberto do Espírito Santo e Jane Vicentina do Espírito Santo, que mais tarde formaria com seu esposo Herondy Bueno a dupla Jane e Herondy, grande sucesso nos anos 1970/80. Os três irmãos adotaram artisticamente o sobrenome da mãe - Morais, começando a carreira em 1963, período em que gravou jingles comerciais. O grupo se apresentou em programas de TV, lançou vários discos, e participou de todos os festivais de música, entre Rio de Janeiro e São Paulo, lançando grandes compositores, como Egberto Gismonti, Tom Zé e Eduardo Gudim, entre outros.

Com o fim das atividades de Os 3 Morais em 1974, assumiu a direção musical das gravadoras Continental e Chantecler. Produziu o grupo Secos e Molhados, os primeiros discos solo de Ney Matogrosso, Belchior e Silvio Brito. Também produziu Tom Zé, Paulinho Nogueira, Johnny Alf, e Raizes de América. Em 1977, Sidney assumiu o nome artístico Santo Morales e passou a adotar repertório latino em suas apresentações solo. Contratado em 1978 pela Som Livre, lançou o LP "Boleros, com amor - 42 boleros inesquecíveis”, com o qual ganhou disco de platina, e o credenciou a gravar outros álbuns, mantendo o repertório latino e todos com boa aceitação pública, especialmente no exterior.

Sidney e seus irmãos de Os 3 Morais decidiram retomar a carreira do grupo em 1997, apresentando o show "Parabéns, Música Brasileira", no projeto Clube da Bossa, em São Paulo. Em 2005 participam do vídeo “Bossa Nova, aqui tem”, um documentário de Débora Veríssimo, premiado pela Petrobrás, sobre a passagem do Movimento da Bossa Nova em São Paulo. Em 2007 se apresentam no programa “Ensaio”, TV Cultura, onde o trio conta toda sua trajetória musical. Finalmente, em 2008, lançam o CD “Bossa Nova..Uma Historia em 3 Vozes”, em homenagem aos 50 anos da bossa nova. Confira, agora, o Santo Morales:

01 - Recuerdos de Ypacaraí
(Demetrio Ortiz - Z.de Mukin)
Lejania 
(Hermínio Gimenez)
Mi dicha lejana
(Emigdio Ayala Buez)
02 -  Luna nueva
(Luiz Vieira - Juvenal Fernandes)
Quisiera 
(Luiz Carlos Paraná - Alberto Muravi)
Rasqueado
(Tasso José Bangel - Santo Morales)
03 -  Anahí 
(Osvaldo Sosa Cordero)
India
(J.Assuncion Flores - M.Ortiz Guerrero)
Mi Torcacita
(J.Assuncion Flores - Eladio Martinez)
04 - Recuerdos del naranjo en flor
(S. Morales - E.F. Bergenfeld)
Noches del Paraguay
(Samuel Aguayo - J.P.Carles)
05 - Cabecita em mi hombro
(Paulo Borges - Aristides Valdez)
Estrellita del sur
(F.C.Rueda)
Alma, corazon y yida
(Roberto Tello)
06 - Recuerdos de guayrá
(Santo Morales - K.Marion)
07 - Saudade 
(Mario Palmerio)
Quisiera ser
Mario Clavel - Poupee)
08 - Que será de ti 
(Demetrio Ortiz - Maria Tereza Marquez)
Mis noches sin ti
(Demetrio Ortiz - Maria Tereza Marquez)
Muy cerca de ti
(F. Gimezes - Ben Molar)
09 - Sé que te perdi
(Maurício Cardozo Ocampo - José Bragato)
Mi destino
(Mauricio Cardozo Ocampo)
Esperanza mia
(Demetrio Ortiz)


COLABORAÇÃO: Geraldo



8 comentários:

  1. http://www104.zippyshare.com/v/z56WMRfM/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1120+-+STOMRL,1033224315.rar(archive)

      Excluir
  2. Muito grato pela postagem,muita coincidência pois desde ontem estavamos à procura deste belo exemplar de Santo Morales.
    Um forte abraço de Bau de Longplaying e Rota80

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso prefira, tenho as capas e os selos em vinil.

      Excluir
    2. Ficamos ainda mais agradecidos,pois como deve perceber,também somos "blogueiros" e colecionadores à parte.Se puder nos enviar estas capas e selos ficaremos satisfeitos. desipa56@gmail.com Um forte abraço,estamos à sua disposição. Baú de Longplaying e Rota80

      Excluir
  3. Presado e estimado amigo Chico, bom dia!
    Você nem pode imaginar a felicidade que me proporcionou, junto com a inciativa do nosso amigo Geraldo que prontamente nos disponibilizou esse lindo exemplar, e por você publica-lo ricamente, complementado ainda com comentários incríveis, como o faz sempre!
    Não poderia nem imaginar que "Santos Morales" é brasileiro, chama-se Sidney Espírito Santo e nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo; porque canta magnificamente como se fosse um latino!
    Reforço aqui ainda os meus sinceros agradecimentos ao Geraldo, pelo pronto atendimento aos meus anseios, disponibilizando com total qualidade de som e encartes, esse exemplar que um dia tinha em LP, e agora o reencontro graças à sua bondosa generosidade. Valeu mesmo amido!
    Obrigado Chico por mais essa, entre tantas, jamais medindo esforços para nos atender com tanto carinho e atenção, que lhe é peculiar; sempre nos enchendo de alegrias e emoções os nossos corações!
    Abraços, e tudo de bom...
    Nelson José Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu estimado amigo Chico, bom dia!
    Até hoje estou escutando com muita alegria, esse maravilhoso exemplar, que consegui aqui através do seu maravilhoso blog, contando com a ajuda do nosso estimado amigo Geraldo, que prontamente nos disponibilizou essa raridade!
    Após consulta pela WEB, notei que o nosso grande "Santo Morales", possui ainda outros grandes lançamentos, além dos que já conhecemos; tomando de mais uma liberdade de vossa especial atenção e não querendo ser muito pidão, rsrsrs..., vou os relacionar abaixo, porque quem sabe alguma alma generosa como o Geraldo os tem, e pode nos agraciar com esse super presente, não é verdade?! Então segue abaixo os discos, que se alguém os tenha, e queiram nos brindar com esses presentes, ficaremos muito felizes e agradecidos...

    Santo Morales - Latino Con Amor (1981)

    Santo Morales - É Tempo de Romance

    Santo Morales - Con Amor

    Santo Morales - Recuerdos

    Desde já ficarei grato pela especial atenção!
    Abraços/Nelson

    ResponderExcluir
  5. Excelente blog. Fiquei super feliz por encontrar o que procurava. Essas são as verdadeiras músicas. As músicas de hoje em dia não me agradam.... Muito Obrigado.

    ResponderExcluir