Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Programa de rádio - 01 - Rossini Pinto (LP 1972)

 Programa de rádio apresentado pelo Rossini Pinto traz cantores da CBS
Com esta postagem, dou o pontapé inicial no blog para divulgação do projeto “Programa”, elaborado pelo Departamento de Marketing da CBS para as emissoras de rádio entre 1972 e 1973. A gravadora, hoje Sony, criou um programa de rádio, como um catálogo de seus lançamentos, registrado em LP, e apresentado por artistas do cast. Cada volume, com oito músicas da gravadora, é suficiente pra cobrir meia hora de programação musical, incluindo espaço para os comerciais, o que tornou interessante também para o rádio. Foi boa estratégia pra divulgar novidades da gravadora e colocar o artista em contato direto com o ouvinte.

Desconheço detalhes do projeto, como número de programas, artistas participantes e emissoras envolvidas, mas imagino que deve chegar a pelo menos 100 volumes, raros de encontrar. A gravação no LP é corrida, sem intervalo entre as faixas, e todos os discos foram distribuídos numa capa branca, sem letreiros. Ou seja, não tinha capa de identificação, e nem havia essa necessidade porque é material de divulgação, sem fins comerciais, e o invólucro branco já cumpria o papel de proteger o disco. Tenho uns exemplares da série. Pra esse resgate, vou criar as capas e enumerar os programas por minha conta e risco.

O ideal seria começar pelo primeiro programa de qualquer um dos artistas envolvidos, mas como não tenho, vou iniciar pelo segundo do saudoso Rossini Pinto (24/01/1937 - 25/06/1985), mas aqui será o primeiro da série. Vou postá-la gradativamente. O destaque deste programa é a rara “Fale baixinho”, versão de “Speak softly”, na interpretação da Theresa Kury, que a lançou num compacto simples e foi sucesso na voz do Wanderley Cardoso. A curiosidade fica por conta da faixa "Quero ver você viver sem mim", de um EP da Emilinha Borba, e que tem a participação especial - não creditada no disco - do Rossini Pinto no vocal, conforme anunciado pelo próprio apresentador. Confira:

LADO 1

01 - José Ribeiro - Sonho de amor
(J.Cipriano - J.Moreira)
02 - Nubia Lafayette - Casa e comida
(Rossini Pinto)
03 - Jerry Adriani - Rosas rubras (Rose rosse)
(Polito - Bigazzi - vs: Ernesto Escudero)
04 - Theresa Kury - Fale baixinho (Speak softly)
(Nino Rota - Larry Kusik - vs: Rossini Pinto)

LADO 2

05 - Roberto Carlos - Traumas
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
06 - Diana - Fatalidade (Fatalità)
(D.Pace - M.Panzeri - Conti - Argenio - vs: Rossini Pinto)
07 - Márcio Greyck - Foi você
(Raulzito - Mauro Mota)
08 - Emilinha Borba (part. esp. Rossini Pinto) - Quero ver você viver sem mim
(Rossini Pinto)



2 comentários:

  1. http://www116.zippyshare.com/v/SmBEHof5/file.html

    ResponderExcluir
  2. Que baita raridade meu amigo , e parabéns pela montagem das capas

    ResponderExcluir