Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2016

Morlockk Dilemma - Circus Maximus (CD 2011)

CD do Morlockk Dilemma, de 2011, tem capa igual a do Erasmo, de 1982
 Capa alemã foi adaptada após processo de plágio movido por brasileiro
Recebi do Denys, um amigo internauta, fotos de capas de discos com a mesma ilustração. A que me chamou a atenção foi a do MC alemão Morlockk Dilemma, cuja capa do álbum "Circus Maximus", lançado em fevereiro de 2011, é praticamente igual à capa desenhada pelo ilustrador José Luiz Benício para o LP “Amar pra viver ou morrer de amor”, lançado pelo Erasmo Carlos em 1982. Encontrei reportagem sobre o assunto, na qual o ilustrador, mais conhecido como Benício, revela que acionou uma advogada. "Não posso deixar isso acontecer. É um absurdo. Ele copiou exatamente a mesma capa que eu desenhei, o fundo, é tudo igual, a essência é a mesma. Só mudou a cabeça do cara", disse o ilustrador na reportagem de 28 de janeiro de 2011. Em busca de mais informação, acabei encontrando o álbum alemão, agora com a capa adaptada da “original”, disponibilizado no blog Talking Blues. Pela curiosidade, vou oferecê-lo, usando o mesmo link para download. Confira:

01 - Intro
02 - Die Ankunft
03 - Der wahre Messias feat. Absztrakkt
04 - Der Baum feat. Hiob
05 - Mordshunger feat. DJ D-Fekt
06 - Buffalo Bill
07 - Fieber feat. Choleriker
08 - Galgenberg
09 - Der Stein feat. Hiob
10 - Sündenfall
11 - Wende den Blick ab pt.1+2 feat. DJ D-Fekt
12 - Portwein feat. Hiob, R.U.F.F.K.I.D.D, JAW
13 - Die Röhre
14 - Die Taube
15 - Herkunft
16 - Interlude
17 - Der Schatten
18 - Outro
19 - Bonus: Vorsuppe feat. DJ D-Fekt
20 - Der obligatorische Ritt in den Sonnenuntergang (richtiges Outro)


FONTE: Talking Blues




5 comentários:

  1. https://mega.co.nz/#!YNhyCSCK!V1HExkkwdxUNoVo40BJAizLhumjM_jd1m37TSjPTGMw

    ResponderExcluir
  2. Que cara de pau do Erasmo! Jamais poderia imaginar tal situação, de um dos ícones da MPB! Mas enfim...
    Valeu Chico, por mais essa informação, nos colocando a par de tal plágio absurdo!
    Abraços/Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero registrar, em primeiro lugar, o meu muito obrigado a você, um dos raros que ainda agradece e escreve comentários no blog. Pessoas como você me estimulam a manter o SM no ar, apesar do meu desânimo.

      Sim, é verdade, o caso é de plágio, mas a vítima é o ilustrador Benício, provavelmente contratado pela Polydor – ou até pelo próprio Erasmo - para criar a ilustração, baseado num briefing. Ele entrou com processo na justiça e o MC alemão foi obrigado a mudar a capa, como se vê nas imagens acima.

      Abraços

      Excluir
    2. Que me desculpe o meu tremendão, pelo meu precipitado comentário contrário à realidade! Pensei que era ele, mas conforme comentários do amigo Renato Menezes,quem fez então o plágio foi o Dj alemão! Ainda bem, porque sou fã demais do Erasmo, e isso me deixa bem mais tranquilo!

      Viu só, meu estimado amigo Chico, além de tudo o seu Blog é cultura!
      Além das postagens diárias que faz sensacionais, ainda tece comentários,
      que nos enche de conhecimentos sobre a obra dos autores e cantores, e outros detalhes como esses acima!
      Nuca desista meu amigo, porque a sua página é uma das mais ricas que conheço no ramo musical, e diariamente à visito, porque sei que por lá sempre vou encontrar curiosidades e álbuns incríveis, que você resgata sempre com total qualidade e esmero, nos fazendo emocionadamente voltar no tempo!
      Me perdoe se não posto sempre, mas quando deixo algo escrito nos comentários, são sinceros, verdadeiros e tirados do meu coração!
      Parabéns, e obrigado por tudo!
      Abraços/Nelson

      Excluir
  3. Acho que o caro amigo se enganou. A capa do Erasmo é o desenho original. O alemão quem copiou. Bom saber que nossos comentários te animam. Vamos ser mais assíduos nesse ítem. Abraços , RenatoSBC

    ResponderExcluir