Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Roberto Carlos - A montanha (CS 1973)

 Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, ilustra capa de "A montanha", em Angola
Vou começar o ano com uma mensagem de fé, propícia pra época, mas que também é uma curiosidade da discografia do Roberto Carlos. A postagem só interessa aos colecionadores, uma vez que as músicas “A montanha” e “À janela”, lançadas no single, estão no LP que o rei lançou no Brasil em dezembro de 1972, e não são raridades. O que vale, e essa é uma das intenções do blog, é trazer fatos curiosos como este compacto simples de 45 RPM editado e fabricado em Luanda (Angola). O disco não revela o ano da produção, mas arrisco 1973, logo após o lançamento no Brasil, onde a música “A montanha” foi um dos destaques do álbum.

O que me chamou a atenção no disco foi o uso da imagem do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, pra ilustrar “A montanha”, destacada em letras verdes maiores do que as do intérprete na capa. Tenho curiosidade de saber o motivo pelo qual a CBS angolana, ou o diretor de arte da gravadora, hoje Sony, escolheu um dos cartões postais do Brasil na capa. Melhor seria, apesar de se tratar de outro equivoco, na minha opinião, a foto do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, pois poderia justificar que está de acordo com a letra  da música em questão: “Eu vou seguir uma luz lá no alto/ Eu vou ouvir uma voz que me chama/ Eu vou subir a montanha e ficar/ Bem mais perto de Deus e rezar”. Afinal, como cita a Bíblia (João 8:29), disse Cristo: "E Aquele que me enviou está comigo". Confira:

01 – A Montanha
(Roberto Carlos – Erasmo Carlos)
02 – À janela
(Roberto Carlos – Erasmo Carlos)

Um comentário: