Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Claudia - Jesus Cristo (CS sem data)

 Compacto simples de "Jesus Cristo" em Angola traz "Frente fria" no lado B
"Jesus Cristo" é ainda o principal hit do repertório da Claudia desde o início da carreira nos anos 1960, e sua gravação competiu em execução com a original na voz do Roberto Carlos. Não sei quem vendeu mais, mas a minha preferência era pelo disco da Claudia, não só pela interpretação, mas também porque o compacto em que foi lançado em 1971 pela EMI-Odeon tinha outra música excelente, “Com mais de 30”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, no lado B. A minha surpresa foi receber e agradecer o amigo Laércio por este compacto, lançado pela Parlophone em Angola, com “Jesus Cristo” e “Frente fria” na outra face do disco .

“Claudia, todos a conhecem por muitas vezes a terem ouvido. Na famosa ‘Canção de amor e paz’, que foi o primeiro contacto musical de Claudia entre nós”, informa o texto impresso na contracapa do disco angolano. No que diz respeito a canção, o texto esclarece que “todos já sabem de cor porque, não só no Brasil, como também em Portugal, ela foi realmente um êxito espetacular”. Na sequência, o redator anônimo questiona: “Então, o que se passa de novo com este disco?”. A resposta vem em seguida: “É que Claudia ve aqui a composição ‘Jesus Cristo’ sobre um ângulo novo. Pois, claro, é nisto que reside a novidade deste disco”, conclui.

O interessante é que, assim como outros mercados, o lado B é totalmente ignorado. Neste caso, é a também excelente, “Frente fria”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle. A dificuldade é informar onde o disco, sem ano da produção, foi fabricado. A contracapa informa que foi em Portugal por Valentim de Carvalho, enquanto a impressão na etiqueta do disco revela que foi em Luanda, Angola, sob licença por Valentim de Carvalho. Seja como for, o disco da hoje Claudya é um prato cheio para os colecionadores. Confira:

01 – Jesus Cristo
(Roberto Carlos – Erasmo Carlos)
02 – Frente fria
(Marcos Valle – Paulo Sérgio Valle)

Colaboração: Laércio



Um comentário: