Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Teddy Lee - Coletânea especial (2015)

Seleção traz 13 gravações extraídas de quatro singles, um EP e uma coletânea 
Na edição de 2 de março  de 1967, o jornal Última Hora, de São Paulo, noticiava que o alemão Wolfang Von Rohr também está na jovem guarda. “Só que o nome artístico escolhido por amigos é Teddy Lee. Com apenas 40 dias de Brasil, Teddy Lee vai se defendendo “arranhando” o português, preferindo por enquanto, cantar músicas inglesas e francesas. No último sábado, durante o programa “O Pequeno mundo de Ronnie Von”, o alemão de 23 anos, interpretou “Skinny Minnie” e “Mona Lisa”, e o público o aplaudiu em pé”, informa o diário paulista em texto reproduzido na contracapa do primeiro compacto simples do cantor no Brasil, lançado em 1967 pela RCA Victor (veja foto da capa logo abaixo), com as duas referidas músicas.

Segundo o artigo no jornal, Teddy deixou a namorada na Alemanha, mas não pretende regressar, pois está encantado com os brotos brasileiros. “Na Alemanha, com o nome de Wolfang Von Rohr, gravou três LPs com músicas do pai de sua ex-namorada. Enquanto não tiver uma pronúncia portuguesa a contento, Teddy Lee vai cantando músicas estrangeiras. Duas vezes por semana está recebendo aula de português com uma professora.  Assim que conseguir falar o ‘obrrigado’ com um ‘r’ a menos, irá mostrar realmente o que poderá fazer com nossas músicas”, encerra o texto.

Você mesmo poderá acompanhar a evolução do português e a redução do seu sotaque por meio 13 registros, gravados entre 1967 e 1971. Foram extraídos de cinco compactos - quatro simples e um duplo -  e da coletânea "Natal Feliz", de 1969, na qual interpreta "O Tannebaum”, gravada em seu idioma de origem. A seleção é mais uma colaboração do amigo Aderaldo, a quem agradeço também por informar que a coletânea não cobre toda a discografia brasileira do cantor. Ele disse que ainda procura pelas músicas “Yesterday man”, “Please Mr. Movingman" (1967), “Ama-me esta noite (Love me tonight)” , “Aquarius” e “F... comme femme" (1969). Mesmo assim, compartilha o que tem. Confira:

01 - Skinny Minnie
(Cafra - Haley - Gabler - Keefer)
02 - Mona Lisa
(Jay Livingston - Ray Evans)
03 - Não quero o teu presente
(Tommy Standen)
04 - A última valsa (The Last Waltz)
(Les Reed - Barry Mason - Versão: Ronnie Von)
05 - Se tu sofrissi quanto sofro io
(S. Bardotti - Jimmy Fontana)
06 - Pas en eté
(Eddie Vartan - Ann  Kopelman)
07 - Help yourself (Gli Occhi Miei)
(Carlos Donida - Mogol - Versão: Jack Fishman)
08 - Mac Arthur Park
(Jimmy Webb)
09 - Ra-Ta-Ta (Ra-Ta-Ta)
(Juwens Hellburg - Versão: Ravel)
10 - Eu preciso me livrar de você
(Dom - Ravel)
11 - Você não pode (Calypso Woman)
(Sidney Elliott - Versão: Eustáquio Sena)
12 - Podes ir (Set Me Free)
(Curly Putman - Versão: Paulo Murilo)
13 - Tannebaum (Pinheirinho de Natal)
(Ernest Anschütz)


COLABORAÇÃO: Aderaldo


Um comentário: