Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 24 de outubro de 2015

Yeda Maria, pioneira do rock, morre aos 73 anos

Yeda Maria, pioneira do rock, lançou a versão "Alguém é bobo de alguém"
Uma triste notícia: a cantora Yeda Maria, contemporânea da Celly Campello nos primórdios do rock brasileiro, faleceu ontem, dia 23, aos 73 anos. A informação, sem maiores detalhes, é da internauta Giseli Martins, que se apresenta como prima da cantora, em comentário na postagem da antologia disponibilizada aqui. Decidi anunciar o falecimento em destaque porque a internet carece de informação sobre a artista. A prima da cantora se comprometeu a buscar e fornecer seus dados biográficos. Assim que os receber, vou acrescentar neste texto, sujeito a revisão, pois o intuito neste momento é anunciar o falecimento e transmitir os nossos sentimentos a família.

Segundo registro (veja ilustração acima) na segunda edição da revista Finesse, publicada em agosto de 1962, e enviada pela Giseli, a quem agradeço, Yeda revelou sua inclinação ao canto ainda criança. Com apenas três anos, se apresentou no Clube do Papai Noel, programa da Rádio Difusora de São Paulo, e que a partir de 1951 passou para a TV Tupi. O apresentador do Clube, Homero Silva, era figura tão querida que as crianças o chamavam de “Papai Noel”. Aos 9 anos, foi levada por Zita Martins para a Rádio Nacional, participando do “Clube dos Garotos”, comandado por Pedro Geraldo Costa. Ainda na emissora, iniciou em 1958 suas atividades profissionais, sob a orientação de Zita Martins, J. Antonio D’Àvila e Edmundo de Souza. Gravou os primeiros discos em 78 RPM na Chantecler e em 1962 se transferiu para a RCA Victor.


3 comentários:

  1. Obrigada Chico, agradecemos mais uma vez. Breve te mando os dados prometidos. Enquanto isso, se me der seu e-mail, te mando uma materiazinha pequena sobre ela publicada na revista Finesse n° 2, em agosto de 1962. Em tempo, meu nome e Giseli e Yeda é prima em primeiro grau de meu pai, a mãe dela e minha avó, mãe de papai, eram irmãs. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giseli,

      Muito obrigado. Os contatos com o blog são feitos pelo e-mail sintoniamusikal@gmail.com

      Abs

      Excluir
  2. Obrigada Chico, breve te envio os dados prometidos. Aqui vai uma nota sobre ela, publicada na revista "Finesse" n° 2 - em agosto de 1962.


    ResponderExcluir