Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2015

Os Caçulas - À procura de um mundo melhor (1969)

 Com apenas dois álbuns, Os Caçulas se destacaram pela qualidade vocal 
Sim, eu sei que este álbum do grupo vocal Os Caçulas não é novidade na rede, e já o vi postado em antigos blogs. O problema é que a gente não o encontra com a arte gráfica completa, com a contracapa original e as etiquetas dos discos, daí a decisão de postá-lo como aprecio, em mp3 de 320 kbps e ilustrações em alta resolução. O LP foi lançado originalmente em 1969 pela RCA Victor, e meu exemplar é o do relançamento feito em 1987, com áudio em stereo. O disco traz os sucessos “Estrela que cai” e “Pra você”, mas o destaque é a faixa “A moça do Karmann-Ghia Vermelho”, que passou despercebida na época do lançamento, e foi gradativamente descoberta pelos amantes da psicodelia que inundou o cenário musical no mundo a partir de 1967.

O grupo surgiu em 1963 com o nome "Os Caçulas da Bossa", interpretando Bossa Nova, assim como aconteceu com Roberto Carlos no início da carreira, e era constituído originalmente por seis componentes que se apresentavam no programa infantil Clube do Papai Noel, da Rádio Tupi de São Paulo. O diretor artístico da RCA, Ramalho Neto, entusiasmado com o sucesso do grupo internacional The Mamas and Papas, decidiu lançar uma versão brasileira, a exemplo do que fez a Polydor, responsável pelo surgimento do conjunto Mamães e Papais. A gravadora, atenta ao êxito da Jovem Guarda, apostou suas fichas nesse segmento por meio de quatro adolescentes: Vera Lúcia Carvalho, Gilberto Mingrone, mais conhecido como Gilberto Santamaria (1951-1990), Yara Pereira Mattos e Alvinho (Álvaro Damasceno), conforme foto ao lado.  Em 1967, agora como Os Caçulas, lançou o primeiro disco, um compacto simples com as músicas "A volta do pic-nic" - sucesso também na voz do Wanderley Cardoso – e "Flor maior", música que Roberto Carlos cantou no Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, e por motivo que desconheço decidiu não gravar.

Após o sucesso do single, foi lançado o primeiro LP, que trouxe os sucessos "A chuva que cai", versão do Antonio Marcos para a italiana “É la pioggia che va” e "Vai ser triste". Com o prestígio alcançado, os jovens cantores participaram em 1968 da 1ª Bienal do Samba, e interpretaram “Quem dera”, do Sidney Miller. Nesse interim, Gilberto Mingrone saiu do grupo pra seguir carreira solo, e a vaga foi preenchida pelo Mário Marcos, irmão do Antonio Marcos. Foi com essa nova formação (na foto acima) que o grupo gravou este segundo e último LP. Com ele, ganharam o Troféu Chico Viola como o melhor conjunto vocal, e ainda participaram em 1969 do V Festival da Música Popular Brasileira, interpretando “Catendê” (Canto de segredo e de procura), de Jocafi, Onias Camardelli e Ildázio Tavares. Apesar do sucesso, o grupo teve vida curta, e terminou sem alarde em 1970, deixando seu nome gravado na história da Jovem Guarda. Confira:

01 - Século XX
(Totó)
02 - A Procura De Um Mundo Melhor
(Renato Jr.)
03 - Quando Há Amor (La Vida Es Jovem)
(Casto Dario - Vs; Wilson Miranda)
04 - A Moça Do Kharmann Ghia Vermelho
(Tom Gomes - Luis Vagner)
05 - Estrela Que Cai (Good Morning Starshine)
(MacDermot - Rado Ragni - vs: Hamilton Di Giorgio)
06 - Aconselhar É Fácil (Get Together)
(Chet Poer - vs: Bancato Jr.)
07 - Tem Que Aceitar Como Eu Sou
(Mário Marcos)
08 - É Hora Do Adeus (Aber Heimlich)
(Laine 0 Kimbel - vs: Alexandre Cirus)
09 - Por Isso Volto Pra Você
(Renato Jr)
10 - Pra Você (Over You)
(Jerry Fuller - vs: Wilson Miranda)
11 - Eu Ainda Acredito No Amanhã (I Still Belive Tomorrow)
(Scott - Wilde - Vs; Alexandre Cirus)
12 - Meus Pés Descalços Vão Pisando As Ruas
(Jean Pierre - Fernandes)



5 comentários:

  1. Olá, Chico!
    Parabéns pelo blog! Como é bom lembrar a verdadeira música!!!!
    Muito obrigado! De coração!
    Uma observação: As faixas 06 e 07 foram repetidas ("Tem que me aceitar como sou").
    Faltou a "Aconselhar é fácil (Get together)". Mas isso não tira a grandeza do post.
    Grato.
    Claudemir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudemir

      Muito obrigado pela informação. Já acertei a pasta e criei um novo link.

      Abs

      Excluir
  2. Novo link:

    http://www2.zippyshare.com/v/wYfoxkhC/file.html

    ResponderExcluir
  3. Chico,é isso aí,,,arte gráfica faz uma tremenda diferença!!
    Obrigado pela raridade com capas completas!!

    ResponderExcluir