Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Kleiton e Kledir - Diário de bordo (LP 1986)

 Quinto LP dos irmãos Kleiton e Kledir foi lançado pela Polydor/Philips em 1986
A dupla Kleiton & Kledir divulga o lançamento do CD “Com todas as letras”, que assina em parceria com um time de escritores gaúchos. Aproveito a oportunidade para postar este LP, o quinto da carreira, lançado em 1986 pela Polydor/Philips. Uma das curiosidades do disco é a releitura de “Para Pedro”, grande sucesso do José Mendes nos anos 1960, e regravada por vários artistas, incluindo o Wilson Simonal, cuja versão está incluída na coletânea postada ontem. Kleiton e Kledir são irmãos, e nasceram em Pelotas, no Rio Grande do Sul. São irmãos do também músico Vítor Ramil, que tem participação especial em duas faixas deste LP, e primos do também músico Pery Souza, um dos autores da música “Pampas de luz”.

Os manos ingressaram no meio artístico nos anos 1970, quando lançaram com mais três amigos a banda Almôndegas. Com ela, gravaram quatro discos, e quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir em dupla. Em 1980 saiu o primeiro disco. O sucesso foi imediato e os shows atraíam muitos por todo o Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Suas composições foram gravadas por vários artistas, como Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Fafá de Belém, Zizi Possi, Ivan Lins, Belchior, Emilio Santiago, Cláudia Leitte e muitos outros.

Kleiton & Kledir trouxeram para a cultura brasileira a nova música gaúcha, e divulgaram termos até então desconhecidos, como "deu pra ti" e "tri legal". Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o governo do estado lhes conferisse o título de "Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul". Em 1987, apesar do sucesso, a dupla resolveu se separar. Depois de sete anos, retomaram a carreira. Lançaram os CDs Dois (1996 - Som Livre), Clássicos do Sul (1997 - Universal) e coletâneas que venderam mais de meio milhão de cópias. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado na canção "Deu pra ti". Em 2005, a dupla lançou o CD e o DVD ao vivo, e em 2009 entrou em estúdio para gravar o CD “Autorretrato”, também lançado em DVD. No ano de 2011 foi a vez do álbum “Par ou Impar”, que teve versão em DVD lançada em 2012, e agora em 2015 é a vez de “Com todas as letras”, pela Biscoito Fino (na foto acima). Confira o álbum de 1986:

01 - Diário de Bordo (SOS)
(Kleiton e Kledir)
02 - Móbile
(Kleiton e Kledir)
03 - Tô a fim de ficar contigo
(Kleiton e Kledir)
04 - 1986
(Kleiton e Kledir)
05 - CQD
(Kleiton e Kledir)
06 - Laranjal
(Kleiton)
07 - Mais um dia - Part. esp. Vitor Ramil
(Vitor Ramil)
08 - N - Part. esp. Vitor Ramil
(Vitor Ramil)
09 - Pampa de luz
(Pery Souza - Luiz de Miranda)
10 - Para Pedro
(José Mendes - José Portella Delavy)
11 - Móbile
(Kleiton e Kledir)
12 - Cheio de vida
(Kleiton)

Produção artística - Kleiton e Kledir

7 comentários:

  1. http://www49.zippyshare.com/v/WehwvAsF/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://www69.zippyshare.com/v/K1W8ReXu/file.html

      Excluir

    2. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0975+-+KeK,1018382958.rar(archive)

      Excluir
  2. Pow, gosto desses caras!! Bom disco :-)

    Leandro Albuquerque

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog Chico. Gostaria de informar que as músicas 3 e 4 são iguais, ou seja está faltando a faixa 3 e está repetida a 4. Grande Abraço, Lion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Muito obrigado por informar. Já corrigi a pasta e disponibilizei um novo link, logo acima. Abs.

      Excluir
  4. Cara eu adoro este "DISCO" tanto que peguei eu peguei emprestado e jamais devolvi, falei que meu cachorro tinha comido,dei um da BLITZ no lugar...espero que meu amigo jamais lei este comentário, ou perderei os dois... o vinil e o amigo.

    ResponderExcluir