Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Terezinha de Jesus - Caso de amor (LP 1980)

 Terezinha de Jesus, um talento desperdiçado, após carreira entre 1979 e 1983
A primeira vez que ouvi Terezinha de Jesus, com sua voz límpida e timbre perfeito, eu tive uma certeza: seria uma cantora de sucesso, e escreveria seu nome ao lado de grandes intérpretes, como Maria Bethânia e Gal Costa. A minha profecia não se concretizou, e Terezinha de Jesus, após cinco LPs, gravados entre 1979 e 1983, é hoje lembrada por poucos. Este álbum, "Caso de amor", é o segundo álbum da breve carreira, e foi lançado em 1980 pela Epic/CBS, hoje Sony. A música que dá título ao disco foi incluída na trilha sonora da novela “As três Marias”, da Rede Globo. O álbum se destaca pelo repertório de bom gosto, como “Alegria e a dor” e a releitura de “Qui nem jiló”, assim como o delicioso chorinho “Pra ficar me esperando”, por exemplo.

Terezinha de Meneses Cruz, seu nome de batismo, nasceu na cidade de Florânia, no Rio Grande do Norte, em 03 de julho de 1951. A partir de 1970, já residindo em Natal, passou a participar de festivais locais e regionais, e fez parte do Grupo Opção. Em seguida, seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou como vocalista de artistas como Tim Maia, Golden Boys, Trio Esperança, Zé Ramalho e Quarteto em Cy. Em 1978, apresentou-se no Projeto Vitrine, da Funarte, do qual resultou um compacto duplo. Depois lançou os LPs “Vento Nordeste” (1979), “Caso de Amor” (1980), “Pra Incendiar Seu Coração” (1981), “Sotaque” (1982) e “Frágil Força” (1983). O repertório é composto de choros, sambas, frevos, xotes, baiões e arrasta-pés em levada de frevo ou forró. Após relativo sucesso, Terezinha se afastou do meio artístico, e deixou em seus fãs aquele gostinho de quero mais. Confira:

01 - Tua sedução 
(Moraes Moreira – Fausto Nilo)
02 - Caso de amor 
(Wilson Cachaça – Ronaldo Santos)
03 - Qui nem jiló 
(Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
04 - Acalanto 
(Mirabô – Capinam)
05 - Cidade submersa 
(Paulinho da Viola)
06 - Agradecido 
(Manduka)
07 - Alegria e a dor (Tesouro da juventude) 
(Sueli Costa – Abel Silva)
08 - Pra ficar me esperando 
(Beto Fae – Paulo Roberto Barros)
09 - Retrato da vida 
(Élton Medeiros)
10 - Vida, vida 
(Anísio Silva)
11 - Dança 
(Renato Alt – Luís Sérgio Santos)
12 - Asas 
(Fagner – Abel Silva)



3 comentários:

  1. http://www71.zippyshare.com/v/Kqh3OfQr/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0957+-+TRZNHA,1075131134.rar(archive)

      Excluir
  2. Ela não pretendia parar de cantar, saiu da CBS porque sentia que eles não investiam bem nela. Então em 83 prometeu a si mesmo que se o álbum não estourasse ela iria sair da gravadora. O álbum não estourou e ela saiu da CBS, mas não conseguiu encontrar outra gravadora. Nem ela sabe o porquê não se interessaram nela, e olha que ela ficou anos procurando, em. Parou de procurar só em 94! Ela não "sumiu" porque quis. É uma pena. Parabéns pelo resgate, Chico!

    ResponderExcluir