Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Carmen Miranda & Jimmy Durante - Takes raros (LP)

 Disco inclui a última participação da cantora na televisão norte-americana
Foi em 5 de agosto de 1955, há exatos 60 anos, que o Brasil ouviu pelo Repórter Esso, em edição extraordinária, a triste notícia que chegava dos Estados Unidos: a morte da Carmen Miranda naquela madrugada, em casa, em Beverly Hills. O corpo foi encontrado pelo marido Sebastian, perto das 11h00, caído no chão do hall do quarto, com o espelho na mão. Na noite anterior, Carmen tinha gravado o “The Jimmy Durante Show”, popular programa de TV norte-americano, e após a apresentação reuniu os amigos em casa, onde cantou a pedidos e por vontade própria. Lá pelas duas e meia da manhã, anunciou aos poucos que ficaram que iria dormir, e se despediu. No quarto, sozinha, enquanto se preparava para retirar a maquiagem, a mesma que usara horas antes na gravação de TV, sofreu ataque cardíaco fulminante.

Carmen estava com a saúde abalada por excesso de trabalho e pelo consumo exagerado de comprimidos para acordar e dormir. Esteve no Brasil, entre 3 de dezembro de 1954 e 4 de abril de 1955, para descanso e tratamento médico, após 14 anos longe do País, que acompanhava sua bem sucedida carreira no exterior por meio da imprensa e dos 14 filmes que estrelou em solo norte-americano. Na volta aos Estados Unidos, Carmen contrariou as recomendações médicas, retornou ao trabalho, e entrou novamente na roda viva, assumindo velhos e nocivos hábitos. Fez várias apresentações, inclusive em Cuba, de onde chegou uma semana antes da gravação do programa do velho amigo Jimmy Durante (Nova York, 10 de fevereiro de 1893 — Santa Mônica, 29 de janeiro de 1980), cantor, pianista, ator e comediante. Consta, na biografia da cantora, redigida pelo jornalista Ruy Castro, que três dias antes da filmagem, durante o ensaio do programa, Carmen se queixara a Jimmy de que não estava bem, que sentia dor no braço.

O papel de Carmen no programa seria o de si própria. Ela e o Bando da Lua, seu grupo de apoio nos Estados Unidos, estariam hospedados no apartamento de Jimmy, e ali se desenvolveriam as peripécias e os números musicais. O roteiro previa algumas falas em espanhol-metralhadora para Carmen, a fim de agradar à população hispânica. Carmen disse ao produtor que preferia falar em português, mas este não aceitou, ao que ela fingiu concordar. Na gravação, falou em português mesmo, e a produção nem percebeu. Ainda na filmagem, durante frenético medley de fox, samba, tango e mambo, no qual dançava com Jimmy, os joelhos de Carmen se dobram e perdem a firmeza das pernas. Só não caiu porque segurava a mão de Jimmy. “Fiquei sem fôlego”, disse, fora do roteiro, mas ao alcance dos microfones.

Toda a participação da Carmen no programa, horas antes da morte, está registrada no lado A deste LP, provavelmente pirata, que comprei lacrado, como importado, de um vendedor dos Estados Unidos no Ebay. Na contracapa, consta que foi masterizado e organizado em Porto Alegre. O disco, com Jimmy e Carmen na capa, reúne raros registros musicais da cantora, com destaque para “Paducah” (com Benny Goodman) e “The lady in the tutti frutti hat”, ambas do filme “Entre a loura e a morena” (The gang’s all here), de 1943, que também inclui “Aquarela do Brasil” (com Nestor do Amaral), aqui adicionada como bônus. Outra faixa extra é “Delicado”, que retirei do programa de Jimmy Durante, por ser a última cantada em português, e cuja letra, de Aloysio de Oliveira, curiosamente fala da dor do seu coração, da saudade do brasileiro e do Brasil ao ouvir essa música. Confira:

01 - The Jimmy Durante Show (gravado em 4 de agosto de 1955)
02 - Tico tico no fubá - Cooking with glass
03 - Ypsee-I-ou
04 - The lady in the tutti frutti hat
05 - Paducah (com Benny Goodman)
06 - Mamãe eu quero
07 - Bambo de bambu
08 - The south american way
09 - Touradas em Madri
10 - Bônus - The lady in the tutti frutti hat (versão reduzida)
11 - Bônus - Aquarela do Brasil (com Nestor Amaral)
12 - Bônus - Delicado (ao vivo no Jimmy Durante Show)




3 comentários:

  1. http://www92.zippyshare.com/v/XpyqASrr/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0926+-+CRMEN,815889920.rar(archive)

      Excluir
  2. thank you!
    Good blog.
    Ron

    ResponderExcluir