Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Trilha sonora do filme "Pixote" (EP 1980)

 Composição, arranjos e regência da trilha sonora são de John Neschiling
Em 1980, há 35 anos, portanto, o Brasil produziu “Pixote – a Lei do Mais Fraco”, um dos filmes mais polêmicos e premiados do País. Lançado em 1981, o longa dirigido por Hector Babenco recebeu indicações como melhor filme estrangeiro para o Globo de Ouro (1982) e ganhou três prêmios internacionais: melhor direção (Festival de Locarno, na Suíça), melhor filme estrangeiro (Prêmio New York Film Critics Circle Awards, nos Estados Unidos) e no Festival de San Sebastian na Espanha, todos em 1981. Diversos críticos estrangeiros o elegeram como um dos dez melhores filmes do ano. No elenco, nomes conhecidos como Marília Pêra, Jardel Filho, Beatriz Segall, Elke Maravilha, Tony Tornado e Rubens de Falco, entre outros.

A obra mostra a realidade da classe paupérrima e marginalizada da sociedade brasileira. Ambientado nas ruas de São Paulo, o drama exibe a rotina de jovens que vivem no meio do crime, violência e prostituição. O protagonista é interpretado por Fernando Ramos da Silva, de 12 anos, que vivia na miséria com sua família em Diadema, na região do Grande ABC. Após fazer o filme, recebeu o status de estrela de primeira grandeza, mas não se manteve no meio artístico. Consta, por exemplo, que foi demitido da Globo devido a incapacidade de decorar o texto,  já que era semi-alfabetizado. O apresentador Flávio Cavalcanti o contratou pra trabalhar em sua equipe, onde permaneceu pouco tempo por motivos que desconheço, e voltou à pobreza. Envolveu-se com o crime e foi morto aos 20 anos por policiais.

Pouco, ou nada, se falou sobre a trilha sonora do filme. Ela é assinada pelo maestro John Neschling, também compositor de músicas para televisão e teatro. É de sua autoria, por exemplo, as trilhas sonoras dos filmes “O beijo da mulher aranha”, também de Babenco, “Lucio Flavio, o passageiro da agonia”, “Gaijin", “Os condenados” e outras, como a música da minissérie televisiva “Os Maias”. A trilha, lançada em compacto duplo pela Continental, traz o bonito “Tema do Pixote” em duas versões, todas instrumentais: a primeira, no lado A, com Electro Band, e a segunda, no B, com o próprio Neschling, que ainda responde pelos arranjos e regências. A Orquestra Continental, por sua vez, executa a parte restante da trilha, como as vinhetas usadas nos letreiros e nas cenas. Confira:

01 - Electro Band - Tema do Pixote
02 - Orquestra Continental:
Letreiros
 Pesadelo
 Exterior da casa
 Kombi na cidade
03 - John Neschiling - Tema do Pixote
04 - Orquestra Continental:
 Cheira cola
Puxação 
A terra é redonda
 Morte do gringo

Composição, arranjos e regência de John Neschiling



8 comentários:

  1. http://www72.zippyshare.com/v/A43bWwgz/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0908+-+PXOTE,836760325.rar(archive)

      Excluir
  2. Prezado Amigo Chico. Aproveitando aqui o espaço de comentários da última postagem, (por sinal, a belíssima trilha sonoro do filme Pixote), queria informar mais uma vez que sou seguidor do seu valoroso trabalho desde os tempos do sanduíche musical. Como estou atualmente de férias, e em outra cidade, fiz uma amostragem geral do sintonia musikal a um colega meu, também amante da boa música. Ele ficou impressionado com a quantidade de discos até então desconhecidos prá ele, que foram postados aqui. Mas o que mexeu mesmo com o ego do rapaz, foi quando eu vi em sua casa o vinil As 13 de Sorte Vol. 2 já meio surrado, no que ele informou que aquele foi um disco que marcou sua juventude, pois grande parte daquelas músicas foram ouvidas em momentos muitos significativos para ele. Sua surpresa foi muito grande quando lhe falei que você havia efetuado a postagem dos 3 volumes da série. De imediato ele me pediu prá localizar e fazer o download do já citado vol. 2 das 13 de Sorte. Já sabendo de seu aviso que estaria migrando pro zippyshare e abandonando o servidor Minhateca, imaginei que a Minhateca disponibilizasse o download, por sinal de menos de 100 MB. Fiquei estarrecido quando ao tentar fazer o download, apareceu uma mensagem: VOCE TEM QUE DEPOSITAR R$ 4,90 para realizar o download. Fiquei estarrecido, porque achei um mercenarismo nojento a política que o Minhateca está fazendo: senão vejamos. Até pouco tempo atrás eu cheguei a armazenar mais de 500 GB em download do site minhateca, entre filmes e discos, sem pagar nada e olha que eu pago algumas contas Premium.
    O que não prá engulir é como é que um site disponibilizava 100 ou 200 gb diários gratuitamente e de repente cobra R$ 5,00 por um download de 70 mb. PREZADO CHICO RESUMINDO É O SEGUINTE: SEI QUE VOCÊ JÁ BATEU O MARTE E INFORMOU QUE O MATERIAL POSTADO NO MINHATECA VOCÊ O DISPONIBILIZARIA EM OUTRO SERVIDOR, A SÉRIE AS 13 DE SORTE EU JÁ FIZ DOWNLOAD PELO MENOS UMAS DUAS VEZES, MAS O MATERIAL ESTÁ NO MEU PC, NA MINHA CIDADE. O QUE QUERER SABER DE VOCÊ E SOLICITARIA MUITO QUE NÃO ME DEIXAISE SEM RESPOSTA, POSITIVA OU NEGATIVA, É SE VOCÊ NÃO ABRIRIA UMA EXCEÇÃO, DISPONIBILIZANDO A POSTAGEM DAS 13 DE SORTE - VOL. 2 EM UM OUTRO SERVIDOR, TENDO EM VISTA EU ESTAR AQUI PASSANDO UMAS FÉRIAS NO SERTÃO E INTERIOR DO CEARÁ, O QUE IRIA SATISFAZER E MUITO O MEU COLEGA. AÍ VOCÊ ´PODERIA ME PERGUNTAR: Porque Você Não paga essa mixaria ao Minhateca e faz o download° Eu LHE RESPONDO MEU CARO CHICO. É PORQUE A PARTIR DA ADOÇÃO DA POLITICA MERCENARIA ADOTADA, O SITE MINHATECA PRÁ MIM É COISA DO PASSADO. Aguardo sua resposta.

    um Grande Abraço

    José Maria Laurindo de Vasconcelos
    de Morrinhos/CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Maria

      Assunto como este deve ser tratado em "off" pelo e-mail sintoniamusikal@gmail.com

      Abs

      Excluir
  3. Prezado Chico. Quanto ao teor sua resposta, tenho 2 observações a fazer: 1ª: Se quando ao dizer que minha argumentação deveria ser tratada em "off", está você se referindo ao meu pedido de um outro link do disco citado, de logo peço minhas desculpas, pois até então não sabia que você só disponibilizaria o link por e-mail; 2ª Agora, Se quando ao dizer que minha argumentação deveria ser tratada em "off", está você se referindo ao teor do que escrevi sobre o site Minhateca, não existe nada a ser escondido nem tratado em "off", até porque quem primeiro RASGOU o Minhateca na Internet foi você e com razão, aqui mesmo, no Sintonia, quando informou aos seguidores do Blog que estaria migrando para o zippyshare, tendo em vista estar sendo pressionado pelo Minhateca a efetuar postagens, se não me engano, para o Dia dos Namorados, tendo também comunicado aos seguidores que o Minhateca a partir daquela data não funcionaria mais gratuitamente. Assim, apesar de ter é que lhe agradecer por todas as postagens efetuadas durante todo esse tempo, não poderia de deixar aqui o registro de que sua resposta a um seguidor deste blog foi de uma deselegância desnecessária.

    José Maria Laurindo Vasconcelos
    de Morrinhos/CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto, logo abaixo do logotipo que abre a página do blog, informa desde a criação do SintoniaMusikal que os “Pedidos, reclamações, sugestões e contribuições musicais” devem ser feitos pelo e-mail “sintoniamusikal@gmail.com”. Afinal, são assuntos particulares, que não convêm expor em público. Pra que? Também não acho interessante poluir o espaço para comentário sem relação a postagem acima, que é a trilha do filme Pixote. Será que é pedir muito tratar este assunto por e-mail? Isso é deselegante? A minha ideia – em consideração a você, que conheço entre os poucos que agradecem pelas postagens, daí o tratamento diferenciado – é oferecer um link exclusivo desse LP, sem abrir ao público, como já fiz com outro seguidor. Trata-se de exceção. Mantenho a decisão de não criar novos links para postagens feitas até 3 de junho no Minhateca, que passou a cobrar a partir de 11 de junho. Ou seja, quem visita o blog pelo menos uma vez por semana não foi prejudicado. Abraços

      Excluir
    2. Parabéns Chico, pela postagem, mas também pela sua paciência. Seu braço deve ser forte pra aguentar tanta mala sem alça. Hahahahahahaha

      Excluir