Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Luiz Fabiano com versão para karaokê (LP 1969)

Álbum duplo, da Beverly: pioneiro no mundo, em 1969, lançado com playback
Em 14 de março de 2012 postei a coletânea “Singles & Raridades” (aqui), do Luiz Fabiano, no Sanduíche Musical, meu blog anterior. No texto de apresentação, deixei um link, direcionado ao blog “Momentos Mágicos”, para o primeiro LP do cantor, lançado em 1969 pela Beverly. Nesse meio tempo, o blog foi removido, voltou à ativa em novo endereço (aqui), e este álbum histórico ficou na lista dos indisponíveis.

O cantor, falecido em 18/12/2009, aos 67 anos, orgulhava-se em declarar que foi o primeiro LP no mundo lançado com a versão em playback, a parte instrumental do disco, na época em que nem se falava em karaokê no Brasil. Uma grande sacada da gravadora, sem dúvida, se lembrarmos que na época boa parte da garotada queria ser cantor ou tocar numa banda de rock - uma demanda reprimida que justificou o sucesso do karaokê nas décadas seguintes. A primeira tiragem do LP foi especial, em capa dupla (Na foto acima, de anúncio no site Mercado Livre), e depois foi lançada a versão tradicional do disco, sem o playback, que virou objeto de desejo de muita gente. Um amigo me pediu, e achei interessante repostá-lo, dando o merecido crédito, mas com nova arte gráfica. Confira:

01 - Meu Bem Ao Menos Telefone
(Rick Ricardo - Paulo Roberto)
02 - Eu Digo Digo
(Luiz Fabiano)
03 - Um Novo Sol
(Luiz Fabiano)
04 - Não Adianta Não
(Martinha)
05 - Eu Vou Lhe Deixar
(Geraldo Nunes)
06 - Nem Que O Mundo Se Acabe
(Luiz Fabiano)
07 - Eu Estou Aqui Tão Sozinho
(Luiz Fabiano)
08 - Você Me Diz
(Luiz Fabiano)
09 - Eu Nasci Para Ser Só
(Luiz Fabiano)
10 - Para Um Dia Não Chorar
(Wilson Tavares)
11 - Eu Amo Você
(Nalva Aguiar)
12 - Eu Vim Dizer-lhe
(Carlos Cezar - Alexandre Cirus)

FICHA TÉCNICA

Layout - Tebaldo
Foto - Lorca
Corte - V.D.Lacerda
Técnico de gravação - Renaldo
Mixagem - Rogério Gausa
Arranjos - Antonio Porto Filho
         - Waldemiro Lemke
         - Vicente de Paula Sálvia
Direção artística - Luiz Nocarzel

Fonte: Momentos Mágicos


5 comentários:

  1. http://www96.zippyshare.com/v/urCHKTnz/file.html

    ResponderExcluir
  2. Amigo Chico,

    Muito obrigado por mais esta bela postagem. Desejo que Deus lhe dê muita saúde, para continuar com esta incrível missão de proporcionar gratuitamente cultura e entretenimento a todos. Abraço. Osvaldo (Santos-SP)

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual foi o primeiro disco do gênero, mas 9 anos antes deste disco do Luiz Fabiano, a Philips publicou no Brasil o disco "Você é o Artista", uma compilação de vários artistas (Sonia Delfino, Carlos Lyra, Laïs, Vera Lucia, Lucio Alves e Sylvia Telles). Cada um deles cantava uma música (antecedida por uma breve apresentação pelo próprio artista), e depois aparecia a versão só instrumental, ou seja, eram seis músicas e suas respectivas versões instrumentais.
    Veja aqui: http://martoni-formaeelenco.blogspot.pt/2012/04/voce-e-o-artista-1960.html
    Na wikipedia diz que a historia do karaokê é tão velha quanto a indústria discográfica, afinal muitos cantores cantavam ao vivo com o acompanhamento musical de... um disco instrumental.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela interessante informação. O LP do Luiz Fabiano é diferente, pois o álbum é duplo, um de playback/instrumental e outro vocalizado. Abraços

      Excluir
  4. O áudio das músicas cantadas e dos Play-Back's, estão com os volumes baixos e chiando muito! Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir