Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

The Sparks - Música para juventude (LP 1966)

 Primeiro LP do grupo, inspirado em The Ventures, foi lançado pela Beverly
O grupo The Sparks, fundado em 1964 e na ativa até hoje, comparece pela primeira vez no blog com este “Música para juventude”, disco de estreia da banda, lançado em 1966 pela Beverly, com sucessos da época no repertório. A única nacional, entre as 12 faixas, é “Emoção”, de Roberto e Erasmo Carlos, gravada originalmente pela dupla Os Vips. As demais são conhecidas pelas versões em português, como “Ninguém poderá julgar-me”, “Pobre menina”, “Esqueça”, “Feche os olhos”, e até a instrumental “Tema para jovens enamorados”, entre outras. O áudio é de um CD pirata que comprei faz tempo no Mercado Livre, sem a capa original, e a qualidade é boa. Agora consegui as ilustrações originais do disco no mesmo site, e servem pra compartilhar o álbum.

O conjunto, inspirado em The Shadows e The Ventures, foi fundado pelo baterista Edison Della Monica, no bairro do Belém, em São Paulo. A primeira formação tinha João Alberto Garlant (guitarra-solo), Ângelo Mário Gilberto Melzer (guitarra-base), Sidney Thomaz de Medeiros (contrabaixo) e o fundador na bateria. Com esse pessoal foram gravados dois discos, este LP e um EP em 1968, pela mesma gravadora. Ainda em 1968 houve mudanças no quadro de músicos: entrou Emilio Russo (ex The Lions e The Jet Black´s) no solo em lugar de Melzer (tendo João Alberto passado para a Base) e Carlos Nabar (ex Deny e Dino) no lugar de Sidney no contrabaixo.

Em 1971, o grupo mudou o nome para A Máfia, em virtude da troca de estilo musical, e lançou no ano seguinte um LP pela Okeh (CBS/Sony). Sem a repercussão esperada, volta ao nome original, gravando outros discos, especialmente CDs. O mais recente é o álbum "Beyond the stars" (na ilustração acima), com destaque para a grafia atualizada da banda, The Spark's. As informações adicionais sobre a banda podem ser conferidas (aqui), no site oficial, que oferece discos completos pra download, mas os links estão vencidos, infelizmente. Ouça como tudo começou:

01 - Nessuno mi può giudicare (Ninguém poderá julgar-me)
(Panzeri - Pace - Beretta - Dell Prete)
02 - Hang on sloopy (Pobre menina)
(Bert Russel - Wess Farrel)
03 - All my loving (Feche os olhos)
(Lennon - McCartney)
04 - Forget him (Esqueça)
(M.Anthony)
05 - Emoção
(Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
06 - Quiereme mucho (Como te adoro menina)
(Gonzalo Roig)
07 - Flamenco
(Los Brincos)
08 - Theme for young lovers (Tema para jovens enamorados)
(Bruce - Welch)
09 - Sleepwalk
(Farina - Farina - Farina)
10 - The intruder
(Billy Stranger)
11 - 500 milhas
(Hedy West)
12 - Aline
(Christophe)



4 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0869+-+SPARKS,581808697.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Minhateca no me deja bajar nada, Yo no voy a comprar nada , me sale este mensaje :"Você não tem bastante crédito de transferência .
    O tamanho deste arquivo é 67,1 MB, você tem somente 50,0 MB.
    Você precisa de comprar mais créditos de transferência." ahora se manejan distinto ? hay que pagar ?

    ResponderExcluir
  3. Você pode postar de novo, por gentileza, pois o link da Minhateca está travado. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Um pedido, postem em qualquer servidor, menos o minhateca, tanto site pra baixar de graça, e lá se tem de pagar, caramba!

    ResponderExcluir