Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ronnie Cord - Jailhouse Rock (LP 1960)


Primeiro LP do cantor inclui o hit "Itsy Bitsy Teenie Yellow Polkadot Bikini"
Este é o primeiro LP do Ronnie Cord, lançado em 1960 pela Copacabana, com texto de apresentação assinado pelo Rossini Pinto na contracapa. O álbum, nessa reedição da Star nos anos 1980, oferece seleção de rocks e baladas de sucesso nos Estados Unidos, entre as quais “Itsy Bitsy Teenie Yellow Polkadot Bikini”, que lhe rendeu o prestigiado troféu Chico Viola e que regravou na versão “Biquini de bolinha amarelinha tão pequenininha” com sucesso maior em 1965 na RCA Victor. Com o desempenho de vendas deste LP, o jovem de 18 anos obteve passaporte pra figurar na lista de destaque entre os pioneiros do rock nacional, ao lado de nomes como Tony Campello, Sérgio Murilo, Demétrius, Carlos Gonzaga e outros, sem contar as bandas e cantoras.

Ronald Cordovil, seu verdadeiro nome, nasceu na cidade mineira de Manhuaçu, em 22 de janeiro de 1943. Filho do maestro e compositor Hervê Cordovil, Ronnie começou a tocar violão aos seis anos, revelando o DNA musical da família, já que os irmãos Norman e Maria Regina também cantavam. Em 1959 fez um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, gravou duas músicas lançadas no LP Cocktail de Rocks, já postado (aqui), estreando no álbum que é um dos primeiros - senão o primeiro - de coletânea dirigido ao público jovem, com faixas interpretadas por Golden Boys, Cleide Alves, Betinho e seu Conjunto, Moacyr Franco e Gessy Soares de Lima. Ainda em 1960, gravou o primeiro disco individual, um 78 RPM, com "Pretty Blue Eyes" (Teddy Randazy) e "You're Knochin'me Out" (Neil Sedaka e H. Greenfield), seguido deste álbum. Em 1961, estreou como compositor, lançando a música "Sandy". Com "Rua Augusta", composta pelo pai Hervê Cordovil, Ronnie obteve o maior hit da carreira, e o perpetuou na galeria dos clássicos do rock, recebendo pelo disco vários troféus entre 1964 e 1965.

Por essa época, atuou também em televisão e rádio, no Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive no programa Jovem Guarda, da TV Record, do qual participou como contratado nos anos de 1965 e 1966. Formou a dupla “Os Cords”, ao lado do irmão Norman, com quem gravou um single e um EP entre 1966/67. A partir daí, gravou alguns compactos – um dos quais pela Polydor e outro pela Equipe (aqui), o último registro em vinil, em 1969.  Abandonou a carreira no início da década de 1970, embora participasse esporadicamente de shows de pioneiros do rock brasileiro. Morreu jovem, em 6 de janeiro de 1986, aos 42 anos, vitima de câncer no pulmão. Gravou apenas quatro LPs, entre 1960 e 1964, e este primeiro, curiosamente, tem a presença do flautista Altamiro Carrilho na ficha técnica como assistente artístico:

01 -  Oh Yeah
(Joe Melson)
02 - Only The Lonely (Know how I feel)
(R.Orbison - J.Melson)
03 - Theme From A Summer Place
(Max Steiner - Mack Discant)
04 - My Love For You (Just can't help)
(Edward - J.Darcy III)
05 - Jailhouse Rock
(Jerry Leiber - Mike Stoller)
06 - Flaming Love
(Daruyl Petty)
07 - Itsy Bitsy Teenie Yellow Polkadot Bikini
(Pockriss - Vance)
08 - Dear someone
(Cy Coben)
09 - I'll never fall in love again
(Johnnoe Ray)
10 - Bye Bye Love
(Felice - Boudleaus Bryant)
11 - Here comes that song again
(Dick Flood)
12 - My heart is an open book
(Lee Pockriss - Hal David)

FICHA TÉCNICA

Produção - Hervé Cordovil
Arranjos orquestrais - Hervé Cordovil - Waltel Branco
Diretor técnico de som - Armando Dulcetti
Operador - Roberto Dantas de Castro
Cortadores técnicos - Deraldo José de Oliveira / Yeddo Gouveia
Assistente artístico - Altamiro Carrilho
Coordenador de orquestra - João Luzze



4 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0860+-+RCORD,557559638.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus! Pare de postar na minhateca!
    Agradecemos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente minhateca não está com nada. Parece o oposto da proposta sadia do Sintonia...

    ResponderExcluir
  4. tanta coisa boa q nao consigo pegar pq ta na merda do minha teca, tenta no https://mega.nz/

    ResponderExcluir