Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2015

Rita Lee - Build Up (LP 1970)

 Primeiro álbum solo da Rita Lee foi produzido pela gravadora Polydor em 1970
Lembro-me do dia, numa tarde em meados dos anos 1980, na casa de um amigo no bairro onde moro. Não me recordo exatamente o motivo da minha visita, pois era presença frequente por lá, mas tenho guardado na memória a surpresa causada pelo LP que colocou pra tocar: “Build Up”, o primeiro da Rita Lee, com Lanny Gordin na guitarra. O álbum, de 1970, passou despercebido do grande público, que focou sua atenção no compacto simples e na coletânea (aqui) com a música “José”, principal sucesso do disco, também gravada pela Nalva Aguiar, e ignorou o LP, lançado pela Polydor, a mesma d'Os Mutantes. Outra faixa do disco, And I love him, dos Beatles, teve relativo destaque.

Ouvi-lo, na íntegra, era desejo antigo. Gostei desde a primeira audição, e animado pela descoberta do disco, intimei meu amigo a gravar uma cópia numa fita cassete (rs) – hoje item de museu que provavelmente a nova geração nem sabe do que se trata. A resposta foi a que menos esperava: “Leva pra você", doou, e apontou o dedo na contracapa para ‘Macarrão com linguiça e pimentão’, indicando sua preferida. Foi assim que ganhei esse raro LP. Toda vez que pego, ouço ou vejo o disco, mesmo que seja em foto de revista ou internet, lembro desse saudoso e inesquecível amigo, que nos deixou ainda jovem, aos 35, em 1988, e perpetuou esse momento de desapego e amizade que lhe rende agora, como poderia ser em outro momento, uma homenagem póstuma. Confira:

01 - Sucesso, aqui vou eu (Build Up)
(Rita Lee - Arnaldo Baptista)
02 - Calma
(Arnaldo Baptista)
03 - Viagem ao fundo de mim
(Rita Lee)
04 - Precisamos de irmãos
(Élcio Decário)
05 - Macarrão com linguiça e pimentão
(Rita Lee - Arnaldo Baptista)
06 - José (Joseph)
(Georges Moustaki - versão: Nara Leão)
07 - Hulla-hulla
(Rita Lee - Élcio Decário)
08 - And I love him
(John Lennon - Paul McCartney - versão: Rita Lee)
09 - Tempo nublado
(Rita Lee - Élcio Decário)
10 - Prisioneira do amor
(Élcio Decário)
11 - Eu vou me salvar
(Rita Lee - Élcio Decário)



3 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0859+-+RTLEE,554017128.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Valeu Chico, pela raridade! Seu blog continua bombando.

    ResponderExcluir
  3. Este servidor "Minhateca" agora é pago, somente arquivos até 05 mb são gratis. Pena, gostaria de ouvir este disco.

    ResponderExcluir