Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Demétrius - Encontro (LP 1973)

 Sétimo LP do Demétrius, gravado na RCA, inclui "Nas voltas do mundo"
“Encontro” é o nome do sétimo LP do Demétrius, lançado em 1973 pela RCA Victor, sendo que os seis anteriores foram produzidos pela Continental nos anos 1960. O principal sucesso do disco é a faixa “Nas voltas do mundo”, mas o destaque é “Preciso lhe encontrar”, do próprio Demétrius, sucesso na voz do Roberto Carlos, de quem gravou o hit “Não presto, mas te amo” em 1967. O álbum, com 12 faixas, traz seis composições de sua autoria, incluindo “Encontro”, música que dá título e abre o disco.

Demétrius nasceu em 28 de março de 1942 em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, mas seus pais mudaram-se para São Paulo quando tinha apenas 6 meses. A inclinação pelo canto data desde os primeiros anos, e seus ídolos na adolescência e na juventude foram Elvis Presley, Cauby Peixoto, Ângela Maria e Tito Madi. Em 1960, quando cantava músicas de Elvis numa festa de aniversário para seus amigos, foi convidado por Miguel Vaccaro Neto, disc jockey da Rádio Pan-americana de São Paulo (hoje Jovem Pan) e diretor da gravadora Young, para gravar um compacto simples em inglês. A música escolhida, intitulada "Hold Me So Tight", de autoria de Hamilton Di Giorgio,  revela as influências recebidas do rei do rock, e logo apareceu como bem executada entre as emissoras de rádio de São Paulo.

No ano seguinte, indicado por Genival Melo a Nazareno de Brito, compositor e diretor artístico da Continental, assinou contrato e gravou a versão que fez para o português da música "Corinna Corinna", que logo transformou-se num dos maiores sucessos daquele ano. Em 1964, gravou “O ritmo da chuva”, versão de sua autoria, que o consagrou em todo o país como letrista e intérprete. Quando surgiu o movimento Jovem Guarda, em 1965, Demétrius já era famoso, manteve o sucesso e passou a dar mais atenção à carreira de compositor. Suas canções passaram a ser interpretadas também nas vozes de outros cantores.

Na fase dos festivais, esteve presente em vários deles com suas músicas, como “Minha gente” (III Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967) e “Joana Maria, O Sertão”, no festival da TV Excelsior, em 1968. Nos anos 1970, gravou apenas este LP, sendo que em 1976 foi lançada a coletânea “O ritmo da chuva”, aproveitando o sucesso da novela Estúpido Cúpido, com os principais hits gravados na Continental. Afasta-se da carreira no início dos anos 1980, e após 20 anos retorna às atividades artísticas com a gravação de um CD, em 2001, na Gravadora Zan-Brasidisc, com releitura dos seus maiores sucessos, mostrando que mantém a mesma voz que o consagrou. Confira:

01 – Encontro
(Demétrius)
02 - A música da minha vida (My reason)
(C.H.Chalkitis – S.Flavianos – H.Banks – vs: Diana)
03 - Preciso lhe encontrar
(Demétrius)
04 - Eu era tão feliz
(Demétrius)
05 - O casamento
(Arthur – Galahad)
06 - Águas passadas
(Beto Suryan)
07- Um dia você vai voltar
(Demétrius)
08 – Dúvidas
(Dino Rossi – Cezar)
09 - Sou feliz
(Clayton)
10 - Por quanto tempo ainda
(Cezar – Cirus)
11 - Nas voltas do mundo
(Demétrius)
12 - A sorte
(Demétrius)



2 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0814+-+DMTRIUS,436511717.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. ??????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir