Pesquisar este blog

sábado, 21 de março de 2015

Happy week-end with The Angels (LP 1964)

 Terceiro álbum do The Angels foi gravado em 1964 pela Copacabana Discos
 LP ainda conserva o encarte duplo com as principais novidades do catálogo
O que as músicas “Erva venenosa”,  “Michael”  e “Ai de mim”, entre outras dos Golden Boys, assim como “Ternura”, com Wanderléa, ou mesmo as canções dos álbuns “Roberto Carlos canta para a juventude”, “É proibido fumar” e “Jovem Guarda” têm em comum? Acertou quem respondeu que se tratam de clássicos da Jovem Guarda, mas o bingo é pra quem informou que todas têm acompanhamento dos músicos do The Youngsters, nome adotado pela banda após ingressar no cast da CBS (Sony). Na gravadora anterior, a Copacabana, sob a pele de The Angels, deixou três LPs gravados. O último, de 1964, é este “Happy week-end with The Angels”, um prato cheio pra quem curte surf music. O disco é mais uma colaboração do Geraldo, a quem agradeço por mais essa joia rara.

Pioneiro do rock brasileiro, o grupo foi formado no Rio de Janeiro pelos irmãos Carlos Eduardo Becker (voz e guitarra base) e Sérgio Becker (sax tenor), e contava com Carlos Roberto dos Santos Barreto (guitarra solo), Jonas Caetano Damasceno (baixo) e Romir Pereira de Andrade (bateria). Iniciou a carreira em 1961, tocando em bares, boates e shows na zona sul carioca. Em 1962, passou a atuar no programa de televisão "Encontro com os Anjos", no canal 9, dedicado ao público jovem. Com o sucesso alcançado, passou a acompanhar a cantora Célia Villela. Assistido pelo compositor e produtor Nazareno de Brito, foi levado à Copacabana Discos, com a qual assinou contrato de dois anos. O primeiro disco foi um EP em 1962 e um LP em 1963. Em 1964, foram dois LPs gravados, e após cumprir o contrato, assinou com a CBS, trocando o nome The Angels por The Youngsters.

Nessa fase pioneira do rock, a dificuldade era encontrar músicos com conhecimento em arranjos de rock, pois não existia professor de guitarra, baixo elétrico, teclado, e afins, daí a importância desses músicos. “O GB (Carlos Roberto) era nosso guitarrista solo, e partiu para o espaço muito cedo, com 35 anos. Tinha um talento enorme. Quando já estávamos gravando na Copacabana os 3 LPs sob o nome “The Angels”, ele fez solos maravilhosos, e sem recursos que temos hoje. Reproduziu o som de uma guitarra havaiana com um vidro vazio de remédio fazendo “slides” nas cordas da guitarra”, lembra Romir Pereira de Andrade em depoimento ao site da Lucia Zanetti, datado de julho de 2014. A respeito deste terceiro álbum, ele disse que é composto por temas de surf. “Nesse LP, ele (Carlos Roberto) e o Joninhas (Jonas Caetano) compuseram uma música,  “Makaha Beach”, que é puro clima de surf e Havaí, e sinto até hoje que seria curtida pelos surfistas!”, acredita. Se é assim, confira:

01 - Sweetheart Sugar-Pie Huckleberry Puddin' Ya Ya
(Jimmie Williams - Jimmy Steward Jr.)
02 - Money
(Bradford - Gordy)
03 - No Vacancy
(Neil Sedaka - Howard Greenfield)
04 - Liza
(Jimmie Rodgers)
05 - Goofy Foot
(C.Roberto - Jonas)
06 - Let Me Cry
(Johnny Nash)
07 - Crunchin'
(Carlos Becker)
08 - 36-24-36
(B.Welch - H. Marvin - Jet Harrison - Tony Mehean)
09 - What Kind Of Love Is This
(Hohnny Nash)
10 - The Itch
((Pearl Woods - Freddy Johnson - Leroy Kirkland) 
11 - Windy And Warm
(John D. Loudermilk)
12 - Makaha Beach
(C.Roberto - Jonas)

Colaboração: Geraldo


Um comentário:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0800+-+ANGLS,401408972.rar(archive)

    ResponderExcluir