Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

Joni Maza - Bem Quente (LP 1968)

 Joni Maza iniciou carreira artística no começo dos anos 1960 no Rio de Janeiro
Um visitante do SM solicitou recentemente o álbum de 1972 do Joni Maza e seu conjunto "linha quente", lançado em 1972 pela RCA. Pra falar a verdade, e aqui confesso minha ignorância, não conhecia o músico - instrumentista, baterista, líder de conjunto e compositor, de acordo com o Dicionário Cravo Albin da MPB. Curioso, repassei o pedido ao amigo e colaborador Aderaldo, que imediatamente acionou nosso parceiro Luiz Fernando, da Comunidade MC& JG, da VK, que gentilmente nos oferece este “Bem quente”, LP da RCA de 1968. Não é o solicitado pelo internauta, mas vale a pena ouvi-lo. Apesar da capa e do título que remetem a Jovem Guarda/Psicodelia, o repertório é de MPB, com faixas instrumentais e vocalizadas, de primeira qualidade. O disco é uma raridade, e agradeço a ambos pelo empenho e colaboração, pois o mesmo encontra-se hoje à venda no Mercado Livre por R$ 1.500!!!

Segundo o Cravo Albin, Joni Maza nasceu no Rio em 1942 e começou a carreira artística no início dos anos 1960, dirigindo um conjunto de bailes criado por ele e que se apresentou em diferentes clubes da cidade. Em 1966, gravou com seu conjunto o LP "Uma brasa com Joni Maza - Joni Maza e seu conjunto", que incluiu duas composições de sua autoria: "Brotinho avançado", com Mário Júnior, e "Um olho só". Em 1967, gravou com seu conjunto o LP "Nós somos assim - Joni Maza e seu conjunto", do qual fez parte sua composição "Minha paz é você", com Mário Junior. Em seguida, passou a atuar sozinho e gravou este LP, sendo que em 1972 gravou um segundo álbum que teve seu nome como título. Na década de 1980, voltou a atuar com seu conjunto e, até meados dos anos 2000, ainda estava em atuação realizando bailes. Confira:

01 - Eu e a brisa
(Johnny Alf)
02 - Você vai você vem
(Julio César - Márcio Antônio)
03 - Januária
(Chico Buarque)
04 - Este algo mas
(Tomy Ávila)
05 - Joãozinho e a pipa
(João Augusto - Joni Maza)
06 - Zero hora
(Adilson Godoy)
07 - Voltei
(Oswaldo Nunes - Celso Castro)
08 - Lâmpada do Aladim
(Carlos Cruz - Wanderley Cardoso)
09 - Samba do pula pula
(Edson Menezes - Nilson de Alburquerque)
10 - Solamente eso
(Tomy Ávila)
11 - Minha paz é você
(Mário Júnior - Joni Maza)
12 - Joyce's samba
(Durval Ferreira - Maurício Einhorn)

Colaboração: Luiz Fernando, da Comunidade MC & JG, da VK

6 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0740+-+JNMAZA,220036950.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Antonio Magalhães25 de janeiro de 2015 07:16

    Oi Chico
    Desconheço técnica de gravação. Não áudio oscilando melhor qualidade.
    Assim estilo "Ed Lincoln" JM teve menos sorte. Bem quente? Só o Blog!

    ResponderExcluir
  3. valeu sintonia, so mesmo Vcs para poder mostrar ao mundo essa raridade, eu (anonimo) Mario lhe agradeço por essa

    ResponderExcluir
  4. Que Joni Maza o que.... Cravo Albin totalmente desinformado, dessa vez.
    Joni Maza era a junção de 4 nomes dos caras do conjunto. Sendo que o "Ma" era do Mario Junior, tecladista, e um puta musico. Sei disso porque trabalhei com ele anos depois que ele saiu do conjunto, em outro tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  5. amigo parabenizo pelas postagens , boas demais, mas eu quero fazer parte desse grupo seleto de parceiros seus, mas com as dicas que vc dar, difícil. Explique essa tal de minha teca ? antes livre agora paga ?

    ResponderExcluir
  6. Como eu baixo este arquivo. Tentei ate mesmo pagando os 2,00 mas nao consegui. Se alguem tiver o album informe por favor.

    ResponderExcluir