Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Adoniran Barbosa - Envelhecer é uma arte (CS 1976)

 Single gravado por Adoniran Barbosa em 1976 traz duas composições inéditas
Adoniran Barbosa, um dos grandes compositores brasileiros, comparece no blog com este single de 1976, gravado na EMI-Odeon. O compacto traz duas composições do autor, com destaque para “Envelhecer é uma arte”, música em que destila sua sabedoria em verso e prosa. Trata-se de um dos últimos registros do saudoso Adoniran em disco. Ele nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 6 de agosto de 1912, e faleceu na capital paulista, em 23 de novembro de 1982.

Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato, o jovem morou em Jundiaí e posteriormente em Santo André, na grande São Paulo, onde começou a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos se emprega em São Paulo como vendedor de tecidos, e começa a participar de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato, mas adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo.

Em 1941, é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de 30 anos. Seu primeiro sucesso foi "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa, e lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964). Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina, em 1980. Confira o single:

01 - Envelhecer é uma arte
(Adoniran Barbosa)
02 - Negô Serafim
(Adoniran Barbosa)



4 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0730+-+ADNRN,206490500.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Poderia publicar em outro site? O Minhateca agora só pagando...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Você precisa fazer o download do disco. Basta copiar o link acima do Minhateca e baixar o disco.

      Excluir