Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Johan Dalgas Frisch - Sinfonia do Natal (CS 1974)

 Single da Sabiá se destaca pelo acompanhamento de cantos de aves brasileiras
Todo mundo conhece e até sabe cantar “Jingle Bells” e “Noite Feliz”, tradicionais canções de Natal, propícias pra se ouvir neste período do ano. Uma sugestão é este “Sinfonia do Natal”, compacto simples que traz como diferencial o acompanhamento do canto das aves, gravado por Johan Dalgas Frisch. Ele ficou famoso pelo seu LP “Canto das Aves do Brasil”, lançado em 1962 simultaneamente no Brasil, em Londres e Nova York, permanecendo 18 semanas consecutivas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos entre nós, segundo o Wikipedia. O single, produzido pelo selo Sabiá/Copacabana, foi lançado em 1974.

Johan é filho dos imigrantes dinamarqueses Svend Frisch e Ellen Margareth Dalgas Frisch que vieram a residir no Brasil em 1927. Johan nasceu em São Paulo em 1930. Seu bisavô, Enrico Mylius Dalgas, ganhou fama na Dinamarca por transformar a região desértica da Jutlândia numa imensa área florestada. Seu pai, Svend Frisch, desenhou a maioria das espécies de aves brasileiras. Seu primeiro emprego foi na fábrica de Linhas Corrente. Em 1958, viaja para a Escócia, onde faz estágio na sede da empresa, e aproveita para conhecer ornitólogos europeus e coletâneas de cantos de aves gravadas na Europa. 

Ao retornar ao Brasil, Johan projeta megafone de papelão para gravar o canto das aves. O projeto inicial é aperfeiçoado e cria  parabólica para a mesma função. Numa viagem ao Pantanal, realiza diversas gravações de cantos de aves. Em 1963, um ano após o disco “Canto das Aves do Brasil”, lança seu segundo álbum, intitulado Vozes da Amazônia, o qual contém o canto do uirapuru. Ao longo da carreira, lançou livros sobre as aves brasileiras e até recebeu em 1992 o título de Cidadão Honorário do Texas, por ter salvado e repatriado um falcão-peregrino, ainda de acordo com o Wikipedia. Confira o single:

01 - Noite feliz (Silent night)
(Adaptação de Evaldo Ruy)
02 - Sino de Belém (Jingle bells)
(Franz Gruber)



Um comentário:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0716+-+SNFNIA,178514905.rar(archive)

    ResponderExcluir