Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

George Freedman em compacto (EP 1962)

 EP gravado na RGE inclui "Good Luck Charm", sucesso original do Elvis Presley
George Freedman, com seu jeito de galã, é um dos pioneiros do rock brasileiro, e lançou este compacto duplo em 1962 pela RGE, após passagem pelos selos Califórnia e Continental. O disco, intitulado “George Freedman em compacto”, antecedeu o LP “Multiplication”, lançado no mesmo ano, e no qual foram incluídas as quatro músicas deste EP. O destaque é a faixa “Good Luck Charm”, sucesso original do Elvis Presley, principal influência do cantor de origem alemã. Freedman nasceu em 7 de agosto de 1940 em Berlim, e ainda pequeno veio com a família para o Brasil.

Iniciou a carreira no final dos anos 1950 cantando rocks, na sua maioria versões de hits estrangeiros. Em 1959 gravou na Califórnia seu primeiro disco interpretando de sua autoria o rock balada "Leninha", e de Steve Rowlands, em versão de Fred Jorge, o rock calipso "Hey, little baby". Nessa época fez apresentações constantes na TV Tupi de São Paulo, e começou a figurar entre os ídolos da juventude brasileira. Obteve seu primeiro sucesso em 1960 com "Olhos cor do céu", versão de "Pretty blue eyes", também gravada pelo Sérgio Murilo.

Participou em 1961 do filme “Zé do Piriquito”, do Mazzaropi, interpretando “Gostoso mesmo é namorar”, ao lado dos irmãos Celly & Tony Campello, Augusto César Vanucci, e outros. Nesse mesmo ano gravou pela Continental os rocks "Advinhão" e "Inveja", de Baby Santiago, e se transferiu para a RGE. O grande sucesso viria em 1967, com "Coisinha estúpida", versão de "Something stupid", hit da Nancy e Frank Sinatra, o que o credenciou a gravar seu segundo e último LP. Após alguns compactos, incluindo dois em dueto com a cantora Waldirene, abandona a carreira em 1972 para trabalhar no ramo imobiliário. Confira o EP:

01 - O jato (The Jet)
(Kal Mann – vs: Juvenal Fernandes)
02 - Canção do casamento (Hawaiian Wedding)
(King – Hoffman – Manning – vs: Fred Jorge)
03 - Good Luck Charm
(Aaron Schroeder – Welly Gold)
04 - Um beijinho só (One last Kiss)
(L.Adams – C.Strouse – vs: Roberta Corte Real)


3 comentários:

  1. http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0698+-+GRGFRDMN,148325033.rar(archive)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Chico!

    George Freedman, um dos pioneiros do Rock no Brasil, mesmo fora da carreira artística, compôs em 2013 a belíssima "Século XXI".

    http://youtu.be/OtSzTT3dyzU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia. Muito obrigado pela informação. Abs.

      Excluir